Na 3ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI) foram devolvidos ao ‘Velho Chico’ mais de 1.100 animais – com vida – que estavam presos em armadilhas para captura de camarões. A equipe Aquática apreendeu e destruiu um total de 225 covos (armadilha utilizada por pescadores para captura de camarões) fora do padrão permitido para pesca. Além dos camarões, os covos possuíam peixes ainda pequenos.
Conforme informações do coordenador da equipe Aquática, Romeu Boto, o covo deve possuir 2 centímetros entre os nós das redes. “Os que encontramos tinham muito menos”, afirmou. Segundo ele, a devolução desses camarões e peixes, ainda em fase de crescimento, é importante para que eles se desenvolvam normalmente e repovoem o rio.
Durante a ação ocorrida em uma ilha do São Francisco, próxima à cidade de Propriá, nesta segunda-feira (25), a FPI flagrou também ocupação irregular em Área de Preservação Permanente (APP). “Retiramos mais de 700 metros de cercas instaladas até a beira do rio”, explicou Boto.
Coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o Programa Continuado tem como objetivo proteger o meio ambiente natural e cultural da Bacia do Rio São Francisco e melhorar a qualidade de vida do povo da região, por meio de ações planejadas e integradas de conservação e revitalização.
A equipe aquática é formada pelos seguintes órgãos: ICMBio, CB, Semarh, Capitania dos Portos, SPU, Ibama, Emdagro, UFS/Max, Crea/SE, CBHSF, PM/SE e Adema, GETAM.
Equipes da FPI/SE – Espeleologia e Arqueologia; Mineração; Aquicultura; Aquática; Fauna; Patrimônio Cultural; Comunidades Tradicionais; Saneamento I e II; Gestão Ambiental I e II; Agrotóxicos; Flora; e Abate.
Instituições parceiras – Várias instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe, são elas: Ministério Público Estadual e Federal; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Fundação Nacional de Saúde; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria do Patrimônio da União; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Fundação Cultural Palmares; Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga; Marinha do Brasil; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Museu de Arqueologia de Xingó da UFS; Universidade Federal de Sergipe; Departamento Nacional de Produção Mineral; Coordenação de Vigilância Sanitária; Administração Estadual do Meio Ambiente; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Secretaria de Estado da Cultura; Polícia Civil; ONG Centro da Terra; ONG Fundação Mamíferos Aquáticos.
Assessoria de Comunicação – FPI/SE
Publicado em 26 de setembro de 2017