Close
0

FPI/SE recebe Menção Honrosa no V Prêmio da República

A Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe (FPI/SE) coordenada pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes (CAOpSFN), e pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), por intermédio do 1º Ofício da Tutela Coletiva (1ºOTC), recebeu Menção Honrosa no V Prêmio da República.


A cerimônia de premiação aconteceu no dia 09/05/2017, no auditório Juscelino Kubitschek da sede da Procuradoria-Geral da República em Brasília/DF, e a diretora do CAOpSFN, a promotora de Justiça Allana Rachel Monteiro Batista Soares Costa, e a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, titular do 1ºOTC, tiveram a honraria de receber a premiação em nome das instituições parceiras:MPSE, MPF/SE, MPT, CBHSF, IBAMA/SE, SEMARH/SE, ADEMA,Ppamb/PMSE, SFA/SE, EMDAGRO, FUNASA/SE, DIVISA/SE, PRF/SE, BPRv/PMSE, SRTE/SE, CREA/SE, IPHAN, SECULT, UFS, Capitania dos Portos, ICMBio, SPU, Polícia Federal, PCSE, SSP/SE, DNPM, Centro da Terra, SEMA, MAX, CBM/SE, Fundação Cultural Palmares e INCRA.


Dentre os resultados consolidados da FPI/SE realizada entre os dias 20/11/2016 a 02/12/2016 nos municípios de Canhoba, Canindé do São Francisco, Feira Nova, Gararu, Itabi, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Porto da Folha, destacam-se: a fiscalização e visita a 9 lixões, 6 sistemas de abastecimento de água e 9 sistemas de esgotamento sanitário, 1.454 animais resgatados, 2.031 litros de agrotóxicos apreendidos, 2,030 toneladas de queijo, manteiga e coalhada apreendidas junto com Peróxido de Sódio, Soda Cáustica e Nitrato de Sódio, 9 sítios arqueológicos e 23 cavernas descobertas e 17 multas, notificações e interdições a matadouros.

O Prêmio República já está na 5ª edição e é um instrumento anual de identificação, premiação e divulgação das atuações bem-sucedidas do Ministério Público que contribuam para a realização da Justiça em benefício da sociedade e em defesa do estado democrático de direito. A Menção Honrosa à FPI/SE foi realizada na categoria “Meio Ambiente e Patrimônio Cultural”.


A Comissão Julgadora foi formada, dentre outros, pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, o deputado federal Miro Teixeira e o vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Vladimir Netto.


De acordo com a diretora do CAOpSFN e promotora de Justiça, Allana Rachel Monteiro B. S. Costa, “a Coordenação Geral da FPI/SE recebe esse prêmio em nome das instituições que se uniram em uma grande força-tarefa em prol da melhoria ambiental e da comunidade do Velho Chico, valendo ressaltar que todos os anos haverá uma operação de fiscalização em vários municípios do Baixo São Francisco.”


Texto e fotos: Centro de Apoio Operacional do São Francisco e Nascentes – Ministério Público de Sergipe

Publicado em 12 de maio de 2017