Projeto Florescer – Mulheres do PREFEM lançam Livro “Outras Vozes”
14/07/2016 12:26

A manhã do dia 16 foi de festa e comemoração para as mulheres em situação de prisão no Presídio Feminino – PREFEM. Através do Projeto “Florescer” do Ministério Público de Sergipe, essas mulheres puderam ter um sonho realizado: publicar um Livro. “Outras Vozes” foi o nome escolhido para denominar as histórias de várias vidas contadas através da poesia.

O Projeto “Florescer” faz parte de uma iniciativa do Ministério Público de Sergipe em parceria com a Secretaria de Justiça, que visa o fortalecimento da cidadania às mulheres em situação de prisão no Presídio feminino – PREFEM, através do estímulo à informação e à inserção no mercado de trabalho.

O livro surgiu de ideias formuladas durante as aulas na Oficina Literária ministradas, voluntariamente, pelo poeta e escritor Araripe Coutinho. Araripe contou que durante os encontros no PREFEM, as emoções sempre ficaram “a flor da pele”. “As meninas falavam de sua “duras” vidas e de como ter esperança é primordial para sobreviver ali dentro”, disse o coordenador do curso. Araripe enfatizou, também, o talento e a alegria de viver que conheceu com as mulheres do PREFEM.

A idealizadora do Projeto Florescer, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, parabenizou as autoras do livro e agradeceu a colaboração dos voluntários, o jornalista Araripe Coutinho, Gélio Albuquerque – terapeuta holístico - a cantora Amorosa, o fotógrafo Carlos Eduardo Trindade Dantas, César Gama, jornalista e psicanalista, o músico Anderson Kundalê, o ator Ivo Adnil e a revisora Jéssica França sem a qual, o livro não teria sido publicado.

“Obrigada a todos que, juntos com o MP, fazem esse Projeto. “Vamos continuar a Florescer”, disse a Procuradora de Justiça ao encerrar seu discurso.

O Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira parabenizou Dra. Cristina pelo Projeto Florescer e disse que o que mais admira na Corregedora Geral do MP “é essa vontade de fazer o social. Nós temos objetivos maiores para o Ministério Público”, salientou o Procurador-Geral.

Dr. Orlando homenageou as autoras do livro e disse: “A leitura e a literatura sempre farão de vocês mulheres livres”. Este livro é a prova de que vocês podem e, por mais que tentem impedir, dizendo que vocês não podem, voem sempre mais alto”.

O poeta Araripe Coutinho, muito emocionado, agradeceu o apoio do MP, elogiou a sensibilidade de Dra. Cristina Mendonça. “Com este livro, o MP sai do potencial da justiça e devolve ao mundo algumas vozes que estavam caladas”. Araripe descreveu os momentos emocionantes que passou ao lado das mulheres do PREFEM. “As portas e janelas estarão sempre abertas para quem acredita na vida e na esperança”.

O Secretário de Justiça Dr. Benedito Figueiredo saudou a diretora do PREFEM Lilian Melo e elogiou o sistema carcerário brasileiro. A solenidade foi animada pela música do Coral do MP “Vozes da Cidadania” e contou com a presença de representantes da Defensoria Pública, do Departamento do Sistema Penitenciário – DESIPE e de vários Membros e servidores do Ministério Público.

Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE

 

 



LIVROS PUBLICADOS
CONTATO
MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO - ARACAJU SERGIPE - CEP: 49081-000
caop@mpse.mp.br - Tel:79-3209-2873