Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Domingo, 18 de novembro de 2018 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

MP inaugura seu Centro de Memória Procurador de Justiça Pedro Iroito Dória Leó.
06/11/2018 

Embalados pela música do Coral do MP “Vozes da Cidadania”, na manhã do dia 05, membros, servidores e convidados participaram do evento que inaugurou o espaço físico que abriga o memorial do Ministério Público de Sergipe, denominado Centro de Memória Procurador de Justiça Pedro Iroito Dória Leó.

O memorial fica no foyer do Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede ministerial e conta com totens que trazem documentos e peças históricas do cotidiano, que resgatam e preservam a trajetória do órgão. É possível ver cadernos de anotações, recortes de jornais, fotos de eventos, peças de honrarias, entre outros documentos. Esse material é uma amostra do que está sendo coletado e será, progressivamente, disponibilizado no site do Centro de Memória que em breve estará disponível para o público.

Muito feliz, o procurador-geral de Justiça josé Rony Silva Almeida explicou que o memorial pretende homenagear todos os membros que contribuiram para edificar o MP. O PGJ destacou que nesse primeiro momento dois colegas mereceram destaque especial. “Prestamos essa homenagem aos colegas Valdir de Freitas Dantas, assassinado no cumprimento do seu mister e ao procurador Pedro Iroito que teve uma passagem brilhante pela instituição. São histórias que merecem ser contadas e memorizadas, bem como a de diversos colegas”.

O momento de descerramento da placa alusiva à instalação do memorial foi compartilhado pelo PGJ e família de Iroito Leó e pelo promotor de Justiça aposentado José Gilson dos Santos. Iroito Leó Filho agradeceu a homenagem prestada pelo MP ao seu pai. “O Ministério Público de Sergipe tem história e agora tem sua memória concretizada neste memorial. Agradecemos a honra do nome do nosso pai está também eternizado nas memórias deste órgão ministerial. Agradeço em nome de nossa família e desejamos que o MP de Sergipe continue sendo um baluarte da Justiça em nosso Estado”.

O memorial possui um vasto acervo composto por galeria de fotos de membros e servidores, vestes talares de Procurador e Promotor de Justiça, documentos históricos de fundamental importância para o MP, painéis alusivos a fatos importantes e a notáveis membros, exemplares das condecorações outorgadas pelo Ministério Público Estadual, bem como originais ou réplicas daquelas recebidas externamente pelos seus mais destacados membros e publicações institucionais.

De acordo com informações da Coordenadoria de Documentação e de Memória, no mês de dezembro, estará sendo apresentado um documentário intitulado “Poesias e Corredores”, que conta com a participação dos membros do MP, Eduardo Cabral Menezes, Pascoal Nabuco D'Ávila. Darcilo Melo Costa, Maria Eugênia da Silva Ribeiro e Maria Esther Azevedo, que contam um pouco de sua história na Instituição. O vídeo também aborda uma parte cultural e fala de livros e poesias.

Além disso, já foi adquirida e será disponibilizada, em breve, uma mesa toutch screem que possibilitará uma interação entre o visitante e o acervo do memorial. Ou seja, o visitante terá a possibilidade de, através do toque, acessar conteúdos de forma virtual.

Rony Almeida agradeceu ao coordenador de Memória do Promotor de Justiça Aldo Aragão, pela dedicação na condução dos trabalhos, e a todos que contribuíram para que o sonho do memorial se concretizasse e explicou que o projeto começou de forma simples mas feito com o coração. Ele disse que é pretensão que o memorial se expanda e se dinamize. “É muito importante que fique registrada e conservada a história do MP para que seja guardada por muito tempo a grandeza da Instituição. A criação desse espaço reflete o passado e alimentará, permanentemente, a reflexão dos que constroem o hoje e construirão a história amanhã”, salientou o PGJ.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe

Fotos: Celene Moraes / Mônica Ribeiro






 

 

Imagem
MPSE
Imagem
Mp/SE
Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2018 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo