Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Domingo, 18 de novembro de 2018 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

MP firma parceria com UFS e Fapese para cooperação e intercâmbio científico e tecnológico
30/10/2018 

O procurador-geral de Justiça José Rony Silva Almeida assinou Convênio de Cooperação e Intercâmbio Científico e Tecnológico com o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Roberto Antoniolli e com o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe – Fapese, Itamar Freitas de Oliveira.

Os trabalhos de cooperação que serão realizados pelas três instituições, permitirá realizar a análise dos dados coletados pelos órgãos competentes na área de Segurança Pública, alavancando as ações investigativas, de manutenção da ordem jurídica e fiscalização do poder público, realizadas pela inteligência do Ministério Público.

Para isso, o convênio tem como principal objetivo a pesquisa e extensão sobre metodologia e aplicação de um ambiente de Data Analytics que permita realizar a análise dos dados coletados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO, visando, por meio da Tecnologia da Informação, apoiar as decisões dos técnicos, analistas e promotores nas investigações, confirmar ou rejeitar hipóteses sobre ambientes inteligentes de investigação.

Além disso, a parceria busca apoiar a pesquisa e formação de alunos da UFS, com separação e automatização de carga desta base de dados, fornecimento de relações entre investigados por meio do Processamento Analítico On-line (OLAP) dos dados e análise da viabilidade e aplicação de algoritmo de Mineração de Dados para detecção de padrões e/ou correlações.

O convênio possui diversas cláusulas que descrevem as obrigações dispensadas a cada instituição e dentre elas, vale frisar, o comprometimento de manter sigilo sobre as informações trocadas e geradas durante a execução das atividades, bem como as instituições não deverão revelar nem transmitir, direta ou indiretamente, as informações trocadas a terceiros que não estejam envolvidos no Convênio.

Os envolvidos elaboraram, ainda, um “Plano de Trabalho” com especificações acerca das metas e prazos das atividades a serem cumpridas.

Essa parceria é de extrema importância. Nosso trabalho em conjunto agilizará as investigações realizadas pelo GAECO e, em consequência, o combate à corrupção e ao crime organizado no nosso Estado”, salientou o PGJ Rony Almeida.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe




 

 

     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2018 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo