Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Domingo, 9 de dezembro de 2018 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

Assembleia Legislativa homenageia Orlando Rochadel com a Ordem do Mérito Parlamentar
27/05/2018 

O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, foi condecorado com a Ordem do Mérito Parlamentar pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. A solenidade aconteceu em sessão especial realizada na última quinta-feira (24), no plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade.

A comenda, instituída pelo Decreto Legislativo (DL) nº 02/2017, com redação alterada pelo DL nº 03/2009, é destinada a “galardoar pessoas (...) que, pela prestação de relevantes serviços em suas respectivas esferas de atuação, tenham contribuído diretamente para o engrandecimento do Estado de Sergipe, e, particularmente, do Poder Legislativo, ou, ainda, que por excepcional mérito tenham-se tornado merecedoras do especial reconhecimento da Assembleia Legislativa.” O Conselho da Ordem do Mérito Parlamentar aprovou por unanimidade a concessão da honraria a Orlando Rochadel, partir da propositura de autoria da então deputada estadual Angélica Guimarães, atual Conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na mesma ocasião, a jornalista Cristina Rochadel, irmã do corregedor, foi agraciada com o título de cidadã sergipana, por iniciativa da deputada Goretti Reis.

 

“Recebo esta homenagem como muita honra, com muito orgulho e com muita satisfação. Na realidade, hoje é um dia de reconhecimento ao trabalho do MP. Estou muito feliz e compartilho esta honraria com todos os membros e com todos os servidores do Ministério Público sergipano”, declarou Rochadel. Ele disse ainda que foi surpreendido positivamente com a indicação para receber a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar e que já havia sido contemplado com o título de cidadão sergipano – propositura do então deputado Belivaldo Chagas, atual governador do estado. Em discurso o corregedor nacional saudou amigos, familiares e demais convidados; expressou gratidão e alegria; falou sobre amor e fraternidade e destacou o trabalho de excelência das instituições sergipanas.

 

O procurador-geral de Justiça, Rony Almeida, afirmou que a homenagem a Rochadel engrandece o MP. E completou: “é um reconhecimento justo pelo que Orlando fez e faz pelo Ministério Público. Nós estamos muito felizes por esse gesto do Poder Legislativo.”

 

“Fico muito feliz e honrada por ter sido autora da propositura. Doutor Orlando é merecedor de todas as homenagens por ser um cidadão ético, honrado, ter um trabalho pautado pela retidão e ser um homem muito preocupado com as causas sociais”, disse a Conselheira do TCE e ex-deputada Angélica Guimarães. Já a deputada Goretti Reis salientou que o homenageado tem uma “história de lutas e conquistas no que diz respeito às questões sociais em Sergipe, sobretudo na área de educação”. “As pessoas fazem as instituições e doutor Rochadel tem um estilo em sintonia com o que a sociedade espera de um homem público: é um humanista e, exatamente por isso, deu grande visibilidade ao trabalho do MP”, finalizou.




Presenças


A mesa de honra da solenidade foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Rony Almeida; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo; pelo deputado Luciano Pimentel; pelo secretário de estado da Inclusão Social José Carlos Felizola, representando o governador Belivaldo Chagas; pelo presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira Neto; pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Ulisses Andade; pelo defensor público geral de Sergipe, Jesus Jairo Almeida; pelos ex-governadores Albano Franco e Jackson Barreto e pela corregedora geral do Ministério Público do Estado do Amapá, Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá. Além disso, estiveram presentes os seguintes membros da Corregedoria do CNMP: Rinaldo Reis, Raymundo Ximenes, Rafael Kurkowski, César Kluge, Daniel Rodrigues e Samuel Alvarenga. Marcaram presença, ainda, os Procuradores de Justiça Cristina Mendonça, Ernesto Anízio, Luiz Valter Ribeiro e Paulo Lima; assim como os Promotores de Justiça Alexando Sampaio, Etélio Prado, Henrique Ribeiro, Jarbas Adelino (presidente da Associação Sergipana do Ministério Público), Manoel Cabral Machado Neto (secretário-geral do MP), Peterson Almeida Barbosa, Sílvia Nunes Leal e Sílvio Roberto Matos. Diretores do MP – José Ailton Nunes (Planejamento), Lígia Figueiredo (Financeiro) e Sávio Garcez (Recursos Humanos) –; personalidades da política (a exemplo da vice-prefeita Eliane Aquino); da seara jurídica (advogados, magistrados e defensores públicos); da imprensa e do meio militar (a exemplo do tenente-coronel Jorge Tavares, representando o Comando-Geral da Polícia Militar) também prestigiaram a solenidade.



Breve biografia do homenageado


Orlando Rochadel Moreira é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1994). Em 1997, ingressou no Ministério Público do Estado de Sergipe para atuar na 1ª Promotoria de Justiça Especial da Comarca de Aracaju. Entre os cargos exercidos, destacam-se: secretário-geral do Ministério Público; Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União e presidente do Grupo de Acompanhamento de Fatos de Interesse do Ministério Público Brasileiro junto ao CNMP e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, disso foi procurador-geral de Justiça do Estado de Sergipe entre 2010 e 2014.


No campo acadêmico, publicou o livro “Políticas Públicas e Direito à Educação” (2007), pela editora Fórum. Foi palestrante em diversos eventos e professor de Direito Administrativo em instituições como a Universidade Federal de Sergipe, a Escola Superior do Ministério Público e a Escola Superior da Magistratura de Sergipe.


Em razão de suas iniciativas profissionais, foi agraciado com menção honrosa pelo Instituto Innovare (2009), na categoria Ministério Público, pela prática “O MP, o Estado, a sociedade civil e a construção da maior escola pública de Sergipe”. Também recebeu, em 2014, a “Comenda de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União pelos serviços prestados ao Ministério Público Brasileiro.



Coordenadoria de Comunicação

Ministério Público de Sergipe

Fone: (79) 3209-2865

E-mail: comunicacao@mpse.mp.br

Facebook: mpseoficial

Instagram: mpsergipe

Fotos: Hebert Ferreira

 

 

Imagem
Orlando Rochadel recebe a comenda. Dputados Luciano Bispo (esq.) e Garibalde Mendonça (dir.)
Imagem
Mesa de Honra. Presença do PGJ Rony Almeida.
Imagem
Rochadel discursa na tribuna
Imagem
Plenário
Imagem
Rochadel na tribuna
Imagem
Rochadel com membros da Corregedoria Nacional do MP
     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2018 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo