Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Segunda-feira, 20 de agosto de 2018 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

Ministério Público de Sergipe realizará Seminário alusivo aos 130 anos da Abolição da Escravidão no Brasil
12/05/2018 

O Ministério Público de Sergipe, através da Escola Superior e da Copier – Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, realizará no dia 14 de maio, às 9h, o Seminário “130 anos após a abolição da escravidão no Brasil. O que mudou?”. O evento ocorrerá no auditório do Ministério Público, e é destinado aos membros, servidores do MP e pessoas e entidades que atuam na defesa das  questões étnico-raciais. Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de maio, através do site da ESMP.
 
A cantora, compositora e ativista dos direitos civis dos negros, a estadunidense Nina Simone, conceituou a liberdade como a “ausência de medo”. Entretanto, a realidade social brasileira, 130 anos após a abolição da escravatura no Brasil, ainda amedronta esse grupo que, embora altamente representativo da população brasileira, ainda é o mais afetado pela violência e desigualdade racial.
 
Apesar de quase um século e meio de “liberdade”, os negros ainda estão condenados à exclusão social. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os negros ocupam a menor parcela dos espaços públicos destinados aos mais ricos, recebem salários menores, têm menos acesso ao saneamento básico, menores índices de alfabetização e são maioria nas carceragens públicas.
 
O seminário tem o objetivo de discutir a realidade racial no Brasil, que foi o último País do continente americano a abolir a escravidão. Além disso, fomentar o debate sobre ações que podem ser realizadas com o objetivo de diminuir a desigualdade racial no Brasil.
 
A programação do seminário ainda contará com duas palestras. A primeira será ministrada pelo Frei David Raimundo Santos, com o tema “Ações Afirmativas, Combate às Fraudes e o Debate Sobre Identidade”. E a segunda será apresentada pela Mariana Galvão Nascimento, que abordará o tema “130 Anos da Abolição: Temos o que Comemorar?”.
 
Clique aqui e se inscreva no Seminário “130 anos após a abolição da Escravidão no Brasil. O que mudou?”.
 
Clique aqui e confira a programação completa.

 

Reiteramos que o recebimento do certificado está condicionado à frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, apurada mediante registro biométrico (digital) da frequência de cada participante. 

O cadastro biométrico será realizado a partir das 8h.



Fonte: Escola Superior do Ministério Público

 

 

     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2018 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo