Texto Alternativo
Texto Alternativo

Projeto Evolução Humana fala sobre valorização da vida 
29/02/2016 

O Projeto Evolução Humana, desenvolvido pela Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, reuniu, em mais uma edição, membros e servidores do Ministério Público de Sergipe para desfrutar de momentos de entretenimento, informação e espiritualidade. Durante o encontro, no Espaço de Eventos Governador Marcelo Déda, os aniversariantes do mês de fevereiro foram homenageados com o “Parabéns para você” em ritmo de samba, cantado pelo Coral Vozes da Cidadania.

Este mês, a convidada do Projeto foi a professora e voluntária do Centro de Valorização da Vida - CVV, Silvia Maria Aquino Neves. O Centro, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar.

A professora falou sobre solidão, depressão e todos os sintomas que levam as pessoas a cometerem o suicídio, que nem sempre são identificados pela família ou amigos próximos das vítimas. O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública e tira a vida de uma pessoa por hora no Brasil. Ela falou, ainda, sobre a ajuda do CVV. “O trabalho consiste em oferecer atenção às pessoas angustiadas, solitárias, deprimidas ou até mesmo pensando em suicídio, que telefonam em busca de atenção, compreensão, respeito e, sobretudo, calor humano”.

Silvia Neves informou que existe total sigilo entre tudo que for conversado entre o voluntário e a pessoa atendida. Explicou, ainda, que a pessoa não precisa se identificar e o telefone da unidade não tem identificador de chamadas. Mas frisou que os voluntários do CVV não substituem profissionais como psicólogo, o terapeuta ou o psiquiatra, nem também prestam ajuda material de qualquer espécie.

Após a palestra, a Coordenadora de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, Tatiane Aguiar Guimarães Silva, entregou um kit de publicações do MP a palestrante. A professora distribuiu cartilhas do CVV e também convidou todos para conhecerem o trabalho do Centro e se tornarem voluntários.


Coordenadoria de Comunicação 
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial

Fotos: Mônica Ribeiro

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

 

 


 

Projeto Evolução Humana realiza primeira edição de 2016 
25/01/2016 

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita. É bonita, é bonita e é bonita!”.

Foi com a famosa música “O que é? O que é?” de Gonzaguinha, que Patrícia Machado e Thiago Feitoza, integrantes do Grupo Musical do Coral Vozes da Cidadania, alegraram a manhã e motivaram a família MP, na primeira edição de 2016 do Projeto Evolução Humana.

O Projeto, desenvolvido pela Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, reúne, mensalmente, membros e servidores do MP para desfrutar de momentos de entretenimento e espiritualidade, e homenagear os aniversariantes do mês.

Nessa edição, o Procurador-Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida, ao lado dos Diretores e dos Coordenadores, bateu um papo descontraído com os servidores, falou das dificuldades do ano que passou e das expectativas para o novo ano. Falou, ainda, sobre um canal de comunicação, onde todos os servidores ministeriais poderão enviar sugestões, críticas e compartilhar ideias.


Coordenadoria de Comunicação 
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial


Fotos: Celene Moraes

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

Projeto Evolução Humana do dia 22/06/2015
09:00 Ambientação musical;
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
09:20 Momento de Reflexão com Paula Costa Souza Pasquetti;
Analista do MP/SE;
09:30 Palestra/tema: A psicologia do sucesso;
Palestrante: Dr. José Marcelo Barreto de Oliveira;
Psicólogo e Servidor do Corpo de Bombeiros
10:15 Encerramento;
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas.

Evolução Humana – Psicólogo fala sobre sucesso pessoal 
22/06/2015 

Membros e Servidores do Ministério Público de Sergipe participaram de mais uma edição do Projeto Evolução Humana, que mensalmente discute temas relacionados à ética, à solidariedade, à cidadania e ao progresso humano. Neste mês, o psicólogo José Marcelo Barreto de Oliveira falou sobre “A Psicologia do Sucesso”.

“Sair do problema e transformá-lo em oportunidade exige mudança de paradigmas”, disse o palestrante. Marcelo Oliveira salientou que, quando vivenciamos situações que desafiem nossas crenças, os problemas só encontram solução caso compreendamos que existem outras formas de fazermos as coisas. 

O momento de reflexão ficou por conta da servidora Paula Pasquetti. Ela abordou a necessidade revitalizante de encarar novos desafios. “É possível ter uma nova história. Procuremos aquilo que nos faça felizes”, destacou. 

Além disso, a boa música do grupo composto por integrantes do Coral Vozes da Cidadania animou o ambiente. “Xote das Meninas”, “Súplica Cearense” e “Que nem Jiló”, todas do repertório de Luiz Gonzaga, foram as canções que encantaram os presentes. Para homenagear os aniversariantes do mês, os músicos entoaram “Parabéns pra Você” em ritmo de forró.

Ao final, a Procuradora-Geral de Justiça em exercício, Dra. Christina Brandi, presenteou o palestrante com o kitde publicações do Ministério Público – obras que trazem impressas a história, a atuação e a produção científica da Instituição. 


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP(SE) 

Fotos: Celene Moraes

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem

Projeto Evolução Humana do dia 27/04/2015
09:00 Ambientação musical;
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
09:20 Momento de Reflexão com Cleidinaldo Tavares;
Servidor do MP/SE;
09:30 Palestra/tema: Pontos a ponderar;
Palestrante: Dr. Milton Rabêlo Barreto;
Médico do Trabalho
10:15 Encerramento;
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas.

Projeto Evolução Humana – Momento de Reflexão aborda o tema “A maravilhosa arte de viver” 
28/04/2015 

“Imaginemos a realidade como um teatro, o mundo seria o grande palco e a vida seria um magnífico espetáculo”, disse o servidor do Ministério Público, Cleidinaldo Tavares, durante o Momento de Reflexão, na abertura de mais uma edição do Projeto Evolução Humana.

O servidor ainda enfatizou que “para esse espetáculo, os atores não podem ensaiar, então temos que, diariamente, nos deparar com a necessidade do improviso, que por vezes é bom. É graças ao improviso que surgem os imprevistos, que não nos permitem esquecer que apesar de dotados do dom da inteligência, nós somos apenas humanos e podemos errar”.

Parafraseando Charlie Chaplin, Cleidinaldo finalizou a reflexão com a seguinte mensagem: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso dance, cante, ria, chore e viva intensamente, antes que se fechem as cortinas e o espetáculo termine sem aplausos”.

A palestra do dia ficou por conta do médico do MP, Dr. Milton Rabelo Barreto, que abordou o tema “Pontos a ponderar”. “Todas as palestras que eu fizer sempre terá esse tema, por que acredito que sempre teremos algo a ponderar na nossa vida”, destacou. Ao final da palestra, Dr. Milton cantou duas canções em homenagem aos servidores do MP.

O Projeto, criado pela Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, reúne, mensalmente, membros e servidores do MP para desfrutar de momentos de entretenimento e informação, além de homenagear os aniversariantes da Instituição. A ambientação musical e o tradicional “Parabéns pra você” foram feitos pelo Grupo Musical do Coral Vozes da Cidadania.


Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MPSE


Fotos: Celene Moraes


 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

Projeto Evolução Humana do dia 23/03/2015
09:00 Ambientação musical;
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
09:20 Momento de Reflexão com Elisgardênia Rodrigues Macena Santos;
Servidora do MP/SE;
09:30 Palestra/tema: Alimentação saudável e qualidade de vida no século XXI;
Palestrante: Dra. Andréa Gonçalves;
Nutricionista funcional
10:15 Encerramento;
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas.

Evolução Humana aborda alimentação saudável e qualidade de vida 
23/03/2015 

A edição de março do Projeto Evolução Humana tratou de um tema muito importante: “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida no Século XXI". A palestra, proferida pela nutricionista funcional Andréa Gonçalves, trouxe valiosas orientações sobre como os alimentos são determinantes para o bem-estar das pessoas. 

O momento de reflexão ficou por conta da servidora Elisgardênia Rodrigues Macena Santos, que falou sobre generosidade. Ela foi enfática ao afirmar que atitudes altruístas são capazes de promover o bem em dobro, alcançando os dois polos da relação (quem se doa e quem recebe). 

Sob a regência do maestro Daniel Freire, o Coral Vozes da Cidadania abrilhantou o encontro. As canções executadas foram o “Hino à Vitória”, em homenagem ao piloto Ayrton Senna, que completaria 55 anos no dia 21 de março; “Feira de Mangaio” (de autoria de Sivuca) e Atalaia (de Antônio Vilela), em comemoração aos 160 anos de Aracaju. Além disso, os coralistas entoaram os “Parabéns pra Você”, a fim de saudar os aniversariantes do mês. Na ocasião, o servidor José Costa Cavalcante Junior foi contemplado no sorteio de uma consulta com a nutricionista Andréa Gonçalves. 

A Procuradora de Justiça e Coordenadora Geral do MP, Dra. Creuza Figueiredo, presidiu a mesa de honra, representando o Procurador-Geral de Justiça, Dr. José Rony Silva Almeida. Ao final, ela presenteou a palestrante com um kit de publicações do Ministério Público de Sergipe. 


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP(SE)

Fotografia: Mirailton Oliveira

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

Dia 26/01/2015 – Projeto Evolução Humana
09:00 Ambientação musical;
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
09:20 Momento de Reflexão com Érika Valéria Cabral Tavares Rezende;
Servidora do MP/SE;
09:30 Palestra/tema: Amizade Verdadeira;
Palestrante: Dra. Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas;
10:15 Encerramento;
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas.

  InstitucionaTopol

“Amizade Verdadeira” é tema de palestra na estreia do Projeto Evolução Humana em 2015 
26/01/2015 

O Projeto do Ministério Público de Sergipe – Evolução Humana – promete atividades diferenciadas e proveitosas para o ano de 2015. Na manhã do dia 26 de janeiro, o auditório da nova sede do MP foi palco da estreia anual do Projeto que, além de homenagear os aniversariantes do mês de janeiro, proporcionou aos membros e servidores da Casa um momento de ambientação musical, ao som do Coral “Vozes da Cidadania”.

O momento de reflexão foi capitaneado pela servidora do MP, Érika Valéria Cabral Tavares. Érika contou histórias bíblicas e cantou para os presentes, uma música que sintetizou as palavres de Fé e Esperança proferidas pela servidora. “É importante estar em sintonia com Deus, pois é Nele que encontramos refúgio para perseverar, mesmo diante de um cenário adverso, em busca dos nossos sonhos. Jesus está conosco no mesmo barco”, salientou.

“Amizade Verdadeira” foi o tema escolhido pela Promotora de Justiça Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas, a palestrante do dia. “O melhor caminho para ser feliz é ter Deus no coração e amigos verdadeiros”, disse a Promotora. Ela exibiu vídeos emocionantes e que fez com que todos os presentes pudessem refletir sobre a verdadeiro significado da palavra amizade.

A primeira edição de 2015 do projeto “Evolução Humana” foi finalizada com música, abraços e sorrisos, e promete muito mais porque, para Membros e servidores do MP, além de ser o momento para relaxar, as reuniões fortalecem amizades e criam vínculos.

Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE

Fotos: Celene Moraes




 

Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE

Projeto Evolução Humana - dia 15/12/2014
14:15 Ambientação musical;
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:35 Momento de Reflexão com Lidiane Medeiros Mattos;
Servidora do MP/SE;
14:45 Palestra/tema:”Os dez mandamentos do casamento”;
Palestrante: Pastor Darren Wray;
15:30 Encerramento;
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas.

Projeto Evolução Humana - “Convicção” foi tema do Momento de Reflexão na última edição de 2014 
16/12/2014 

“É comum, nessa época, que as pessoas façam uma retrospectiva do ano que se acaba, refletindo sobre o que fizeram ou deixaram de fazer, ou o que aconteceu de bom ou de ruim. Contudo, a reflexão que proponho, baseia-se, não nas conquistas e derrotas pessoais, nem na quantidade de bens que se adquiriu ou deixou de adquirir. Baseia-se, tão somente, no espírito como ele é; no que pensa e como se encontra o ser humano, hoje, diante da vida”, disse a servidora Lidiane Medeiros Mattos durante o “Momento de Reflexão”, da última edição do ano do Projeto Evolução Humana.

Ao falar sobre convicção, a servidora explicou: “Convicção no sentido amplo da palavra abrange não só a crença filosófica, mas também, tudo o que a pessoa defende e propaga com seus pensamentos, palavras e ações. Convicção essa que provém do saber, do que é vivenciado e não do que os outros dizem que deve ser feito”.

Também em clima de reflexão e no espírito do Natal, o Coral “Vozes da Cidadania”, composto por servidores do MP e regido pelo Maestro Daniel Freire, entoou as canções “Adeles Fideles”, “A todos veio Salvar” e “Ó Noite Santa”. Logo em seguida, o Coral homenageou os aniversariantes do mês de dezembro cantando os “Parabéns pra você”.

Com o tema “Os dez mandamentos do casamento”, o Pastor Darren Wray falou de forma dinâmica e descontraída sobre como os casais podem manter um relacionamento duradouro e feliz. Segundo ele, é possível ter um casamento sólido e verdadeiro, baseando-se em regras para o bom convívio e a manutenção de umarelação pacífica e sadia, através de um diálogo carinhoso e civilizado. Não guardar mágoas, não falar besteira, não deixar de fazer coisas juntos e não deixar de dar carinho são alguns dos “mandamentos” apontados pelo Pastor.

Ao final, o Procurador de Justiça Dr. Paulo Lima de Santana desejou um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, e falou dos benefícios que os encontros da Evolução Humana proporcionam à família do MP. “Todos os meses conhecemos novas pessoas e novas histórias. Esse Projeto possibilita a humanização dos membros e servidores, que vivenciam, aprendem, discutem diversos assuntos aqui. E isso fortalece o trabalho da nossa Instituição”, disse. Dr. Paulo presenteou o Pastor com um kit de publicações do Ministério Público e agradeceu a presença de todos em nome do Procurador-Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida.


Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MPSE


Fotos: Mirailton Oliveira

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

Projeto Evolução Humana - Dia 24/11/2014
14:15 Ambientação musical;
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:35 Momento de Reflexão com Paula Costa Souza Pasquetti;
Analista do MP/SE;
Tema: Não desperdice a melhor parte;
14:45 Palestra/tema:”Família, Projeto de Deus!”;
Palestrante: Zuleica Messias de Oliveira Santos;
Radialista e bacharel em Teologia
15:30 Encerramento;
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas.

Projeto Evolução Humana – 'Família' e 'casamento' são temas abordados na edição desse mês

Embalados pelo som contagiante do Grupo Musical do MP, composto por integrantes do Coral Vozes da Cidadania, membros e servidores do Ministério Público de Sergipe participaram de mais uma etapa do Projeto Evolução Humana. O Projeto tem como objetivo a humanização das relações e o incentivo do desenvolvimento individual dos seus funcionários, através do “Momento de Reflexão” e das palestras, que todo mês trazem temas do cotidiano.

A banda do MP tocou as músicas “Maneiras”, de Zeca Pagodinho; “Do jeito que a vida quer”, de autoria de Benito de Paula; e “Não deixe o samba morrer”, da cantora Alcione. Ainda em ritmo de samba, o Grupo Musical homenageou os aniversariantes do mês, interpretando a canção “Parabéns pra você”.

O “Momento de Reflexão” foi feito pela servidora Paula Costa Souza Pasquetti, que ao jogar fora um bombom e ficando apenas com a embalagem nas mãos, abordou o tema “Não desperdice a melhor parte”. Paula falou sobre como a tecnologia e as redes sociais têm influenciado no nosso comportamento. Segundo a servidora, a tecnologia aproxima as pessoas que estão longe, mas acaba distanciando as que estão ao nosso redor, pois às vezes dedicamos nosso tempo ao facebook, ao WhatsApp e nos esquecemos de fazer gestos de carinho em quem realmente precisa da nossa atenção.

A palestra do dia ficou por conta da radialista e bacharela em teologia, Zuleica Messias de Oliveira Santos. Com o tema “Família, projeto de Deus”, Zuleica falou sobre a família e o casamento. “Todo casal passa por dificuldades, mas para que haja uma cumplicidade é preciso cada um ceder um pouco e não esperar que o outro mude primeiro para você mudar. Alguém tem que dar o primeiro o passo. Nas crises devem ser feitos pequenos ajustes e não grandes mudanças. O amor deve crescer a cada dia, junto com a admiração, isso torna o casamento duradouro e a família mais forte”, ressaltou.

Para encerrar, o Procurador de Justiça e Ouvidor do MP, Dr. José Carlos de Oliveira Filho, “recitou” alguns versos que escreveu durante a edição do Projeto. “Queria dividir com vocês algumas anotações que eu fiz, que diz o seguinte: Eu sou do tempo em que havia tempo da gente ser feliz, eu sou do tempo em que havia tempo para a gente se cumprimentar, tocar a mão, dizer tudo bem, como vai. Eu sou do tempo em que o tempo era importante, mas não essencial”. Dr. José Carlos presenteou a palestrante com um kit de publicações do Ministério Público e agradeceu a presença de todos em nome do Procurador-Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida.

Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação - MPSE
Fotos: Mirailton Oliveira


 

Dia 03/11/2014- Projeto Evolução Humana
14:15 Ambientação musical;
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:35 Momento de Reflexão com Márcio dos Santos Souza;
Tenente do Corpo de Bombeiros;
Tema: “Doe vida, doe sangue”.
14:45 Palestra/tema:"Saúde Emocional”;
Palestrante: Talita Siqueira Silva;
Enfermeira
15:30 Encerramento;
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas.

Projeto Evolução Humana – Música e informação rechearam a tarde do MP 
04/11/2014 

Foi com muito samba e alegria que o Grupo Musical do MP, composto por integrantes do Coral Vozes da Cidadania, fez a abertura de mais uma edição do Projeto “Evolução Humana”. Lançado em 2011 e inserido na Coordenadoria de Evolução, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, o Projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de princípios éticos, morais, sociais e espirituais dos que fazem parte do órgão ministerial.

A banda do MP tocou as músicas “Tá escrito”, do Grupo Revelação; “Papel de pão”, de autoria de Jorge Aragão; e “Não deixe o samba morrer”, da cantora Alcione. Ainda em ritmo de samba, o Grupo Musical do MP homenageou os aniversariantes do mês, interpretando a canção “Parabéns pra você”.

Como em todo evento no MP, o “Momento de Reflexão” trouxe uma mensagem bonita e significativa. Desta vez, a mensagem foi do Tenente do Corpo de Bombeiros, Márcio dos Santos Souza, que, através de dois vídeos, emocionou a plateia e falou da importância de doar sangue, com a reflexão “Doe vida, doe sangue”.

A palestra da tarde ficou por conta da enfermeira Talita Siqueira Silva, que falou sobre “Saúde emocional”. Segundo ela, a saúde emocional está ligada e influencia todos os acontecimentos do cotidiano e diz respeito a parte física, espiritual, familiar, social, profissional e emocional do ser humano.

Para encerrar, o Procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público, Dr. José Carlos de Oliveira Filho frisou a importância do Projeto Evolução Humana. “Este é último encontro na gestão do Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira e eu tenho o privilégio de representá-lo aqui. O MP de Sergipe tem sido referencial em todos os campos de suas atividades. Essa prática humana foi premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público e a instituição quer dividir com todos o sucesso, pois nada se faz sozinho. É preciso que haja a participação das pessoas e que seja feita com amor”, disse.

Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MPSE


Fotos: Mirailton Oliveira

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

Evolução Humana – “Ética e humanização no atendimento ao próximo” é tema do "Momento de Reflexão"
Dia 29/09/2014
14:15 Ambientação musical;
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:35 Momento de Reflexão com Allan Adson da Silva Santos;
Tema: “Ética e Humanização no atendimento ao próximo”.
Tenente do Corpo de Bombeiros;
14:45 Palestra/tema:” A política de meio ambiente no Município de Aracaju”;
Palestrante: Dr.Eduardo Lima de Matos;
Pomotor de justiça e Secretário Municipal de meio ambiente
15:30 Encerramento
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Músicas e palestras tornaram mais agradável a tarde de membros e servidores do MP, em mais uma edição do Projeto Evolução Humana. O Projeto, desenvolvido pela Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, reúne, mensalmente, toda a família MP para desfrutar de momentos de entretenimento e espiritualidade.
Sob a regência do maestro Daniel Freire, o Coral “Vozes da Cidadania” entoou as canções: “Kyrie” de autoria de John Leavitt; “Primavera” de Tim Maia; e “Funiculí-Funiculá”, de Luigi Denza. Logo em seguida, o Coral homenageou os aniversariantes do mês cantando “Parabéns pra você”.

O “Momento de Reflexão” ficou por conta do Tenente do Corpo de Bombeiros, Allan Adson da Silva Santos. Com o tema “Ética e humanização no atendimento ao próximo”, Allan conceituou Ética e destacou a humanização como prioridade. “Ser ético é agir dentro de padrões convencionais, é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade. Mas 'ser humano' é tomar para si a dor alheia, é dedicar-se ao outro com pureza de coração”, explicou.

“A política de meio ambiente no município de Aracaju”, tema da palestra da tarde, foi proferida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Dr. Eduardo Lima de Matos. O Secretário expôs fotos e textos mostrando os contrastes da Capital Sergipana ao longo de décadas em relação a vegetação, canalização e urbanização. “Até o ano de 2013, Aracaju não tinha um órgão ambiental ou política nessa área. E isso implica na qualidade de vida das pessoas, na mobilidade e influencia no dia a dia da cidade”, destacou o Secretário.

Ao final, a Procuradora de Justiça Dra. Ana Christina Souza Brandi, representando, na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira, parabenizou os convidados pelas explanações e entregou a Dr. Eduardo Matos um kit de publicações do MP. Também participaram do Projeto Evolução Humana, os Promotores de Justiça Dra. Adriana Ribeiro Oliveira e Dr. Gilton Feitosa; representantes da Associação de Servidores do MP e todos os Diretores da Instituição.
Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE
Fotos: Mirailton Oliveira


Evolução Humana – Humanismo Integral é tema de palestra 
28/08/2014 

“Humanismo Integral de Jacques Maritain”. Este foi o tema da palestra proferida pelo Padre João Cláudio, na edição de agosto do Projeto Evolução Humana. O padre Cláudio é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, e exerce o magistério superior na cadeira de Filosofia Jurídica. Com alegria., Membros e servidores do Ministério Público participaram de um momento de reencontro e reflexão acerca de importantes valores humanos. 

O conceito de “Humanismo Integral” foi criado pelo francês Jacques Maritain, em 1936. De acordo com a corrente filosófica, a resposta ética é o fundamento de qualquer processo transformador da vida pessoal e social, mas a ética vem compreendida a partir de uma antropologia integral, que pesquisa a fundo a natureza humana. 

No momento de reflexão, o servidor do Ministério Público, Cleidinaldo Tavares, falou sobre “O Trabalho como Ferramenta de Evolução”. Já a ambientação musical, ficou por conta do coral “Vozes da Cidadania”, que, sob a regência do maestro Daniel Freire, executou as canções “Banzo Maracatu”, de Dimas Sedícias; “Caçador de Mim”, de Milton Nascimento e “What a Wonderful World”, de George Douglas. Os coralistas também homenagearam os aniversariantes do mês de agosto.


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP(SE)

Fotos: Mirailton Oliveira


 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

Dia 28/07/2014- Projeto Evolução Humana
09:00 Ambientação musical;
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
09:20 Momento de Reflexão com Juliana da Costa Maciel Silva;
Tema: “Aprendizados da vida”;
Servidora do MP/SE
09:30 Palestra/tema: Saúde Emocional e o Mundo do Trabalho;
Palestrante: Dra. Milena Batista Mendonça;
Psicóloga;
10:15 Encerramento
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Evolução Humana no MP – Sucesso, Socialização e Maior Interação entre Membros e Servidores - RSS - DE NOTÍCIAS GERIAS DO MPSE
28/07/2014  

“Qual é o seu propósito de vida?” foi o tema escolhido pela servidora Juliana da Costa Maciel para iniciar o encontro que Membros e servidores do Ministério Público de Sergipe realizam todas as últimas segundas-feiras de cada mês.

Os encontros fazem parte do projeto “Evolução Humana”. Inserido na Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade. Projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de princípios éticos, morais, sociais e espirituais dos que fazem parte do órgão ministerial. “Além de aumentar a essência humana dos atos judiciais e extrajudiciais do MP, esses momentos servem para criar um ambiente de trabalho mais harmônico e desperta para a consciência do cuidar de si e do outro”, disse Dra. Ana Christina Brandi, Procuradora de Justiça que representou o PGJ no evento.

Embalados pelo Coral do MP “Vozes da Cidadania”, os presentes cantaram o “parabéns pra você” em homenagem aos aniversariantes do mês.

A servidora Juliana fez o “Momento de Reflexão” e convidou os presentes a refletir sobre a importância de aproveitar bem o nosso precioso tempo. Ela mostrou, com a apresentação de um vídeo, que devemos usar o tempo a nosso favor, para que possamos ser lembrados como alguém que viveu e deu certo. “Amar é o que justifica o propósito de vida de cada um de nós”, lembrou Juliana.

Para ministrar a palestra do dia, o MP convidou a Dra. Milena Batista Mendonça, psicóloga e mestre em Psicologia da Saúde. Dra. Milena falou sobre “Saúde Emocional e o Mundo do Trabalho”. Ela citou diversos conceitos de saúde e explicou que Membros e servidores do MP são agentes promotores de saúde. “O MP trabalha para melhorar a qualidade de vida da sociedade, por isso, são também responsáveis pela boa saúde da população”.

Para os servidores da Casa, além de ser o momento para relaxar, as reuniões do Projeto fortalecem amizades e criam vínculos. “A gente aprende a competir menos entre si e cooperar mais”, comentou Alba Valéria, servidora do Cerimonial do MP.

Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE


Fotos: Mirailton Oliveira


 

 
MP/SE
 
MP/SE
 
MP/SE
 
MP/SE
 
MP/SE
 
MP/SE

Dia 30/06/2014- Projeto Evolução Humana
14:15 Ambientação musical;
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:35 Momento de Reflexão com Bruno Gomes de Andrade;
Tema: “Eu não tive tempo”.
Assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça;
14:45 Palestra/tema: “Gentileza para vivermos melhor”;
Palestrante: Davi Lima Valente Calazans;
15:30 Encerramento

Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Projeto Evolução Humana – “Gentileza para vivermos melhor” 
01/07/2014 

“Trate os outros como você gostaria de ser tratado”. Foi com frases como esta que o palestrante Davi Lima Valente Calazans despertou a reflexão de membros e servidores do MP, na tarde de ontem, 30, em mais uma edição do Projeto Evolução Humana. “Ser gentil é muito mais do quer ser educado. Regras de etiqueta e educação as pessoas aprendem na escola. A gentileza está envolvida com o caráter de cada um, vem de dentro”, frisou o palestrante.

Davi ainda chamou atenção da plateia: “Aproveitem esse momento que o Ministério Público disponibiliza para vocês e reflitam sobre as atitudes diárias. Esta Instituição presta um serviço de grande valia e responsabilidade para a sociedade, e cada um deve fazer o seu trabalho com afinco e dedicação. Aqui vocês lidam com pessoas. Então sejamos mais sensíveis e humanos com os problemas dos outros. Isso é ser gentil”, concluiu.

Ao final da sua belíssima explanação, o palestrante cantou uma música e emocionou a todos, deixando a seguinte mensagem: “Não tenha medo de se esgotar por amor. Cansaço de amor não cansa – Santo Agostinho de Hipona”.

O “Momento de Reflexão” da tarde ficou por conta do servidor da Casa, Bruno Gomes de Andrade. Ao ler o texto “Eu não tive tempo”, de um autor desconhecido, Bruno falou sobre a correria do dia a dia e da justificativa da falta de tempo para deixar de visitar e de estar perto das pessoas que gostamos. “Temos que valorizar as pessoas enquanto elas estão vivas. Vamos distribuir mais amor”, enfatizou.

Além das palestras, o Projeto Evolução Humana também reúne a família MP para homenagear os aniversariantes do mês. E, no último dia do mês de junho, o que não faltou foi forró e alegria para fechar a épocado ano mais colorida e festiva. O Grupo Instrumental do MP, composto por integrantes do Coral “Vozes da Cidadania”, animou a todos cantando as canções “Quando bate o coração” do cantor Flávio José, “Espumas ao vento” do compositor Accioly Neto, e “Sala de reboco”, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Para encerrar a tarde, o Procurador de Justiça, Dr. José Carlos de Oliveira Filho, representando o Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira, citou uma situação vivida por ele, enquanto Ouvidor do MP, e frisou: “A gentileza pode mudar a vida das pessoas e o Ministério Público me ajuda a fazer isso todos os dias”.


Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE

Fotos: Celene Moraes

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE

Dia 26/05/2014- Projeto  Evolução Humana
14:15 Ambientação musical;
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:35 Momento de Reflexão com Elenice Pires Damaceno;
Palestra/tema: “ A difícil missão de se reconhecer no outro”.
Técnica do Ministério Público;
14:45 Palestra/tema: “A ação como ferramenta para a Evolução Humana”;
Palestrante: Dr. José Renato Lima Sampaio;
Procurador de Justiça
Trainer da Oneness University- Índia;
15:30 Encerramento
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

  InstitucionaTopol

Evolução Humana – Projeto promove música e reflexão para membros e servidores do MP 
27/05/2014 

Músicas e palestras tornaram mais agradável a tarde de ontem, 26, de membros e servidores do MP, em mais uma edição do Projeto Evolução Humana. O Projeto, desenvolvido pela Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, reúne, mensalmente, toda a família MP para desfrutar de momentos de entretenimento e espiritualidade e homenagear os aniversariantes da Casa.

O Coral “Vozes da Cidadania”, sob a regência do maestro Daniel Freire, entoou as canções: “Climb ev'ry moutain” de autoria de Richard Rodgers e Oscar Hammestein ii; “Ave Maria no morro” de Herivelton Martins; e “Apenas mais uma de amor”, do cantor Lulu Santos. 

Como em todo encontro no MP, houve o “Momento de Reflexão” que tem o objetivo de criar a rotina de se utilizar um pequeno espaço de tempo, anterior a todas as reuniões, eventos e palestras, para promover uma reflexão acerca de temas que conduzam ao desenvolvimento espiritual dos participantes. Para ministrar esse momento, foi convidada a servidora ElenicePires Damasceno que refletiu sobre o tema: “A difícil missão de se reconhecer no outro”.

A palestra da tarde ficou por conta do Procurador de Justiça Dr. José Renato Lima Sampaio. Durante a palestra intitulada Aação como ferramenta para a evolução humana”, Dr. Renato expôs conceitos, opiniões e exemplos de que para toda ação há uma reação e de como podemos ser pessoas melhores.

Ao final, o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Dr. Paulo Lima, parabenizou Dr. José Renato pela apresentação e ressaltou: “uma brilhante exposição para um tema que se encaixa perfeitamente no Projeto Evolução Humana”.

Também participaram do Projeto Evolução Humana, os Promotores de Justiça Dr. Luís Alberto Moura Araújo e Dra. Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas; e todos os Diretores do MP.

Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE

Fotos: Mirailton Oliveira

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Dia 28/04/2014- Projeto evolução Humana
14:15 Ambientação musical;
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:35 Momento de Reflexão com Adriana Sucupira Peregrino Braga;
Tema: “ A missão de sorrir”;
14:45 Palestra/tema: O outro que habita em você: reflexão sobre a compaixão;
Palestrante: Dra. Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas;
Promotora de Justiça
15:30 Encerramento
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Evolução Humana – Edição do mês de abril aborda compaixão e sorriso 
29/04/2014 

Membros e Servidores do Ministério Público de Sergipe participaram de mais uma edição do Projeto Evolução Humana. Neste mês, foram discutidos os benefícios do sorriso e a importância da compaixão. Desde 2011, quando foi idealizado, o projeto reúne periodicamente a Família MP para refletir sobre temas relacionados ao desenvolvimento humano. 

A Promotora de Justiça Dra. Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas ministrou palestra como o tema “O outro que habita em você: reflexão sobre a compaixão”. Ela explicou que o amor, força maior que vincula os seres humanos, deve ser exercido com base na compaixão (compreensão acerca do outro), a fim de que se encontre o verdadeiro sentido da vida. Dra. Helena ilustrou o discurso com a canção “Copo Vazio”, de Gilberto Gil. “É preciso sempre esse movimento: colocarmo-nos no lugar do outro e colocar o outro em nós”, salientou a Promotora de Justiça. 

Já o momento de reflexão, foi proferido por Adriana Sucupira, servidora do Ministério Público. Adriana tem formação em Odontologia e falou cientificamente sobre os benefícios do sorriso. Um deles é o fortalecimento do sistema imunológico, que defende o corpo do ataque de micro-organismos nocivos. 

Sob a regência do Maestro Daniel Freire, o Coral Vozes da Cidadania abrilhantou a tarde e homenageou os aniversariantes do mês. As canções executadas foram: “Boi Bumbá”, de Waldemar Henrique; “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa e “Quando te Vi”, de Beto Guedes. 

O evento contou com a presença do Procurador de Justiça Dr. José Renato Lima Sampaio. O encerramento foi feito pelo Procurador de Justiça Dr. Ernesto Anízio Azevedo Melo, que na ocasião representou o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira. 


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP(SE) 

Fotos: Mônica Ribeiro

 

Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MPSE
Imagem 
MP/SE
  InstitucionaTopol

Projeto Evolução Humana promove momentos de alegria para a Família MP 
01/04/2014 

O Projeto do Ministério Público de Sergipe – Evolução Humana – promete atividades diferenciadas e proveitosas para o ano de 2014. No último dia 31, o auditório do MP foi palco de mais uma reunião do referido projeto.

No Projeto, como acontece todas as últimas segundas-feiras do mês, membros e servidores do MP se reúnem para homenagear os aniversariantes da Casa e desfrutar de momentos de relax e entretenimento, embalados pela música do Coral “Vozes da Cidadania”. Desta feita foram homenageados os aniversariantes do mês de março.

O momento de reflexão ficou por conta do Procurador-Geral de Justiça em Exercício, Dr. Paulo Lima de Santana. Dr. Paulo escolheu o tema “Passageiros da Vida” para explicar aos presentes o quanto a vida na Terra é efêmera. “Precisamos viver o hoje porque o tempo passa e a vida é curta”, disse o Procurador de Justiça.

A palestra do dia ficou por conta do Delegado de Polícia Federal Dr. Jocenildo Cavalcante de Carvalho. “Esse tema tem tudo a ver com o Projeto “Evolução Humana”, disse o delegado ao apresentar a “Programação Neurolinguística e Evolução Pessoal”. Master Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL, desde julho de 2011, Dr. Jocenildo fez uma rápida abordagem sobre o sistema de conhecimentos.

“A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é muito mais do que uma maneira de falar ou de pensar positivamente, este sistema de conhecimentos, surgido na Califórnia (EUA) no início dos anos 70, e que se mantém em desenvolvimento até hoje, vem revolucionando os métodos de comunicação e desenvolvimento humano, sendo largamente procurado por pessoas das áreas de terapia, gestão de pessoas, vendas, treinamento, educação e comunicação, entre outras”, explicou.

O Delegado disse, ainda: “A PNL também pode ser definida como o estudo da experiência subjetiva humana. De uma forma mais ilustrativa, podemos considerá-la como o manual de instrução do funcionamento do cérebro humano, ou seja, de como o cérebro capta e registra informações através dos 5 sentidos, de como estrutura e processa estas informações e a partir disso mantém e produz padrões de pensamentos, padrões emocionais, comportamentais e comunicacionais que se apresentam de forma consciente ou inconsciente em nosso dia a dia”.

O Ministério Público de Sergipe entende que a saúde enquanto patrimônio do trabalhador é condição essencial e fundamental para o convívio social, indissociável do trabalho, ferramenta primeira no desenvolvimento das relações de produção. Através da Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, tal pensamento é posto em prática e muitas atividades são desenvolvidas através do Projeto “Evolução Humana”, buscando um ambiente de trabalho digno e uma relação harmoniosa de convivência entre os funcionários do Órgão Ministerial.

Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE

Fotos: Mirailton Oliveira



 

Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE
Imagem 
MP/SE

 


Projeto Evolução Humana – Histórias de superação e de espiritualidade emocionam servidores do MP 
25/02/2014 

“Lidando com os desafios”. Foi com esse tema que a servidora Paula Costa Souza Pasquetti emocionou a todos no “Momento de Reflexão”, em mais um encontro proporcionado pelo Projeto Evolução Humana do Ministério Público de Sergipe. Paula também exibiu um vídeo e, ao final da sua explanação, cantou uma bela canção com sua irmã Priscila Costa.

“Esse foi um dos Momentos de Reflexão mais emocionantes que já vi. E o objetivo é realmente esse: criar a rotina de se utilizar um pequeno espaço de tempo para promover uma reflexão acerca de temas que conduzam ao desenvolvimento espiritual, fazendo crescer o sentimento de amor, harmonia e fraternidade”, explicou a psicólogaTatiane Aguiar, coordenadora de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade.

O Projeto reúne, mensalmente, membros e servidores do MP para desfrutar de momentos de entretenimento e espiritualidade e homenagear os aniversariantes da Casa. Para fazer a ambientação e emocionar ainda mais os presentes, o Coral “Vozes da Cidadania”, sob a regência do maestro Daniel Freire, entoou um repertório com músicas clássicas.

A palestra do dia ficou por conta da Promotora de Justiça Dra. Luciana Duarte Sobral. Baseada no livro “Espiritualidade Essencial: as sete práticas centrais para despertar coração e mente”, de Roger Walsh, a Promotora discutiu sobre “Práticas Espirituais Perenes”, explicando e exemplificando como ações simples da nossa vida pode nos tornar pessoas melhores.

Além dos já citados, fizeram parte da mesa: o Procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público, Dr. José Carlos de Oliveira Filho, representando o Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira; os Diretores Ailton Nunes (Planejamento), Alexandre Souza (Tecnologia da Informação), Carlos Tavares (Administrativo), Lígia Figueiredo (Financeiro) e Sávio Augusto Garcez (Recursos Humanos); também compôs a mesa o Presidente da Associação dos Servidores Auxiliares da Procuradoria-Geral de Justiça de Sergipe – ASAPGJS, José Andrade Júnior.


Géssica Souza
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE

Fotos: Mirailton Oliveira

 

Imagem 
Mesa
Imagem 
Priscila e Paula
Imagem 
Aniversariantes
Imagem 
Coral
Imagem 
Dra. Luciana Duarte
Imagem 
Servidores do MP

 


  InstitucionaTopol

Projeto “Evolução Humana”- Membros e Servidores do MP apreciam momentos de música e reflexão 
28/01/2014 

“Através do Projeto do MP 'Evolução Humana', os membros e servidores do Ministério Público desenvolvem competências que alimentam o universo pessoal e profissional de cada um”, comentou a Procuradora de Justiça Dra. Maria Creuza Brito Figueiredo que representou o Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel na edição do Projeto, na manhã do último dia 27.

O MP entende que os momentos propiciados pelo “Evolução Humana” contribuem para que as pessoas encontrem um sentido maior para as suas atividades e, com isso, realizem um trabalho diário repleto de significado e valor, bem como as impulsione a despertar uma nova consciência sobre a vida. Esse entendimento é ratificado pelos servidores da Casa. “ São momentos que servem para relaxar e 'tomar fôlego' para continuar o trabalho”, disse Lícia Dias, analista do MP.

No Momento de Reflexão, a servidora Ana Cristina Carvalho Barros escolheu falar sobre os “Desafios da Vida”. Ana contou sua experiência na luta contra um carcinoma grave e falou da importância da realização dos exames periódicos solicitados pela equipe médica do MP. Ela agradeceu aos colegas: “Venci os desafios pela fé e pelo carinho de todos que fazem o Ministério Público”. Ana encerrou lembrando a todos que a postura interna que adotamos é fundamental para viver bem.

Ressaltando o ambiente harmônico do projeto “Evolução Humana”, a palestra do dia deu continuidade ao tema “Viver Bem” e foi ministrada pelo Promotor de Justiça Dr. Daniel Carneiro Duarte. Além de mencionar a servidora Ana Cristina como exemplo do “saber viver”, Dr. Daniel pediu que o Coral “Vozes da Cidadania” executasse a música “O Que é , O Que é”, de autoria de Gonzaguinha e que fala nos diversos sentidos da vida. “Viver é uma mistura de sentimentos e acontecimentos e, saber comandar os próprios estados de espírito, é um recurso valioso para viver feliz e plenamente”, disse o Promotor.

Viver bem também é ter saúde e saúde física é uma preocupação do MP no Projeto “Movimento Prática Esportiva”. Na ocasião, os participantes da Corrida “Aracaju Night Run”, realizada no dia Nacional do Ministério Público, foram contemplados com um troféu e parabenizados pelo professor de Educação Física Eduardo Teles de Oliveira, representante da Empresa Zona Alvo, parceira do MP no projeto esportivo.

O Coral “Vozes da Cidadania” fez um show executando músicas de Luiz Gonzaga, Gal Costa e outros compositores, para alegria dos presentes, e os aniversariantes dos meses de dezembro e janeiro foram homenageados.

O Projeto “Evolução Humana” é realizado toda última segunda-feira de cada mês, com o intuito de inserir, no contexto organizacional do MP, uma cultura de valorização do ser humano, fundamentada na ética, espiritualidade e fraternidade.

Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE



 

Imagem 
Aniversariantes e banda do Coral
Imagem 
Ana Cristina Carvalho
Imagem 
Palestra Dr. Daniel Carneiro
Imagem 
Zona Alvo
Imagem 
Entrega de troféus
Imagem 
Entrega de Troféus

 


 

Dia 21/10/2013
 
14:15 Ambientação musical;
 
14:25 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
14:35 Momento de Reflexão com Sr. José Ailton Nunes da Silva;
 
Diretor de Planejamento, Orçamento e Perícia Contábil;
 
14:45 Palestra/tema: “ Faça sua vida valer a pena.”;
 
Palestrante:Dr. Antônio Forte de Souza Júnior;
 
Promotor de Justiça.
 
15:30 Encerramento
 
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Projeto Evolução Humana - “Momento de Reflexão” e Palestra de Promotor emocionam membros e servidores do MP - 
22/10/2013 

“O Coração do Homem aos Olhos de Deus”. Esse foi o tema escolhido pelo Diretor de Planejamento, Orçamento e Perícia Contábil do Ministério Público de Sergipe, José Ailton Nunes da Silva, para iniciar o encontro que Membros e servidores da Casa realizam todas as últimas segundas-feiras de cada mês.

Os encontros fazem parte do projeto “Evolução Humana”. Inserido na Coordenação de Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade, o projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de princípios éticos, morais, sociais e espirituais dos que fazem parte do órgão ministerial. “Além de aumentar a essência humana dos atos judiciais e extrajudiciais do MP, esses momentos servem para criar um ambiente de trabalho mais harmônico e desperta para a consciência do cuidar de si e do outro”, disse Dr. Orlando Rochadel, Procurador-Geral de Justiça.

O servidor José Ailton fez o “Momento de Reflexão” desta segunda dia 21 e convidou todos os presentes a enxergar o mundo com os olhos do coração. Ele explicou que a partir do momento que enxergamos com o coração, podemos ver além das aparências. O Diretor de Planejamento mostrou, com a apresentação de um vídeo, a importância de nunca deixarmos para amanhã, o bem que podemos praticar hoje. Ele encerrou dizendo: “O ser humano pode surpreender, porque temos muita capacidade para amar”. Citou ainda o Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ‘ontem’ e o outro ‘amanhã’. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e viver”.

O Promotor de Justiça Dr. Antônio Forte de Souza Júnior começou sua palestra dizendo da importância do Projeto “Evolução Humana”. “É muito importante falar de coisas que nos engrandecem e é por isso que essas tardes devem ser valorizadas”, salientou Dr. Antônio. Com a palestra “Faça sua vida valer a pena”, o Promotor de Justiça incentivou o amor ao próximo. Ele questionou os presentes: “O que vocês têm feito pelo seu próximo? Vocês têm sido acessíveis aos seus colegas? Têm tratado todos com carinho e respeito?”. O vídeo apresentado pelo membro do MP emocionou os presentes e mostrou a história de uma vida que, mesmo curta, foi grandiosa e valeu a pena.

Dr. Antônio falou dos valores que devem servir de alicerce para uma vida digna e honrada e que deverão estar presentes em todo o tempo da nossa caminhada na Terra. “Precisamos dar qualidade ao tempo que temos. Devemos gastá-lo com coisas que façam valer a pena. “Se não com amor ao próximo com o que vocês têm gastado seu tempo?”.

O Coral do MP “Vozes da Cidadania” executou várias melodias que, em harmonia com o clima do evento, contribuiu para dar mais luz e cor à atmosfera de paz e tranquilidade que se instala no Ministério Público durante o Projeto “Evolução Humana”.

Para os servidores da Casa, além de ser o momento para relaxar, as reuniões do Projeto fortalecem amizades e criam vínculos. “A gente aprende a competir menos entre si e cooperar mais”, comentou Mirailton Oliveira, servidor do MP há onze anos.

Para Dr. Orlando Rochadel, o desenvolvimento do Projeto “Evolução Humana” é o desenvolvimento de práticas, técnicas e dinâmicas que favorecem e aumentam os valores humanos em cada membro e servidor do MP. “Tudo que nos fortalece é bom. O ideal ético utilizado no projeto é o de uma vida mais espiritualizada”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça.

Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE


Fotos: Mirailton Oliveira
Géssica Souza

 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 

Dia 29/07/2013 Projeto Evolução Humana
09:00 Ambientação musical;
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
09:20 Momento de Reflexão com Sr. Carlos Tavares;
Diretor Administrativo do MP/SE
09:30 Palestra/tema: “Em torno da felicidade”;
Palestrante: Dr. Adson Alberto Cardoso de Carvalho;
Promotor de Justiça
10:15 Encerramento
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Projeto Evolução Humana - Felicidade é tema de palestra - 
29/07/2013 

“Quem hoje acordou com o propósito de ser realmente feliz?” Foi com esse questionamento que Dr. Adson Alberto Cardoso de Carvalho iniciou sua palestra no encontro do Projeto Evolução Humana do mês de julho. Analisando duas grandes correntes filosóficas, o Promotor de Justiça fez uma surpreendente abordagem sobre o tema felicidade. 

Para Dr. Adson Alberto, as discrepâncias entre as aspirações e a realidade concreta geram conflitos que se traduzem nas angústias cotidianas. Ele explicou que, de acordo com o Estoicismo, escola de filosofia helenística fundada no século III a.C., o indivíduo deve adaptar-se à realidade, desejando apenas o que é possível. Já o Iluminismo, corrente do século XVIII que inspirou as revoluções burguesas e ajudou a consolidar o modo de produção capitalista, apregoa a transformação, o domínio do homem sobre a natureza. “Segundo a visão iluminista, nosso dever é vencer”, frisou Dr. Adson. 

Mas, apresentando dados sobre a relação entre poder aquisitivo e felicidade nos Estados Unidos, o Promotor de Justiça fez algumas ponderações. Ele disse que felicidade extrapola a seara da Economia, recebendo melhor enfoque nos campos da Ética e da Psicologia. “A riqueza das nações não se confunde com a felicidade das nações”, salientou Dr. Adson, fazendo uma referência ao pensador liberal Adam Smith. “É preciso empreender uma mudança de valores. A felicidade está ligada ao fazer e não ao ter”, completou o palestrante. Ao final, ele declamou o poema “Definitivo”, de Carlos Drumond de Andrade. E deu um destaque especial aos últimos versos: “a dor é inevitável. O sofrimento é opcional”. 

O momento de reflexão foi proferido pelo Diretor Administrativo do MP, Carlos Tavares. Ele falou sobre tolerância, perdão e reencontro. Carlos Tavares também exibiu um vídeo sobre evolução humana a partir do cultivo de novas condutas, baseadas na compreensão e no amor ao próximo. “A Terra é uma escola de aperfeiçoamento da humanidade”, salientou. 

Sob a regência do maestro Daniel Freire, o Coral Vozes da Cidadania fez a ambientação musical. Também com música e muita alegria foram homenageados os aniversariantes do mês. Ao final, o palestrante foi presenteado com publicações que contam a história e a atuação do Ministério Público de Sergipe. A entrega do kit foi feita pelo Secretário Geral do MP, Dr. José Rony Silva Almeida. O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira, foi representado pela Procuradora de Justiça Dra. Maria Creuza Brito de Figueiredo. 


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE 

Fotos: Géssica Souza

 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 


 

Dia 01/07/2013 Projeto Evolução Humana
09:00 Ambientação musical;
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
09:20 Momento de Reflexão com Juliana Dayse Freitas do Sacramento;
09:30 Palestra/tema: É preciso perdoar;
Palestrante: Dr. Gélio Albuquerque Bezerra;
Psicólogo
10:15 Encerramento
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

 

Perdão é tema de palestra no “Projeto Evolução Humana” - 
01/07/2013 

“É preciso perdoar”. Este foi o tema da palestra ministrada pelo pensador existencial humanista Gélio Albuquerque no encontro do Projeto Evolução Humana do mês de junho, realizado excepcionalmente hoje.

O momento de reflexão ficou por conta da servidora Juliana Dayse Freitas do Sacramento. Em meio a uma belíssima intervenção, ela demonstrou a importância do abraço como um dos gestos de maior capacidade para materializar o afeto. 

Dr. José Rony Silva Almeida, Secretário Geral do Ministério Público, fez um cumprimento especial a todos os servidores pelo empenho e compromisso quanto à realização da reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), ocorrida nos dias 20 e 21 de junho em Aracaju. 

Gélio Albuquerque destacou a necessidade do que chamou de “um encontro consigo mesmo” e do autoperdão, a fim de que se possa perdoar o outro. Ele parabenizou o Ministério Público pela iniciativa de discutir questões humanitárias periodicamente. “Estou emocionado com tudo o que vejo aqui”, salientou. 

Sob a regência do maestro Daniel Freire, o Coral Vozes da Cidadania fez a ambientação musical ao som de “Perdoado” (Buryl Red), Pot-pourri de Luiz Gonzaga e “Ciranda da Rosa Vermelha” (Alceu Valença). Os aniversariantes do mês de junho também foram homenageados pelo Coro Ministerial e pelos demais presentes.


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE 

Fotos: Mirailton Oliveira


 

 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 


 

Dia 27/05/2013 

14:00 Ambientação musical; 

14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania; 

14:20 Momento de Reflexão com Fábio Oliveira Uchôa;

14:30 Palestra/tema: “ A contribuição nossa de cada dia”; 

Palestrante:Dr. Newton Silveira Dias Júnior; 

Promotor de Justiça. 

15:15 Encerramento 

Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Projeto Evolução Humana promove momentos de alegria para a Família MP - 
27/05/2013 

Embalados pela música do Coral do MP “Vozes da Cidadania” Membros e servidores do Ministério Público de Sergipe participaram, na tarde do dia 27, de mais uma etapa do Projeto Evolução Humana.

No Projeto, como acontece todas as últimas segundas-feiras do mês, membros e servidores do MP se reúnem para homenagear os aniversariantes da Casa e desfrutar de momentos de relax e entretenimento.

O servidor do MP Fábio Uchoa foi responsável pelo Momento de Reflexão e instigou os presentes a refletir sobre a maneira de tratar o próximo. “Nunca devemos tratar as pessoas de maneira a afastá-las de nós”, disse o servidor.

A palestra do dia ficou por conta do Promotor de Justiça e Diretor da Escola Superior do MP – ESMP, Dr. Newton Silveira Dias Júnior. O Promotor abordou tema relativo ao valores morais do ser humano. “Devemos construir e preservar o ambiente moral”, salientou Dr. Newton ao enfatizar que, para construir um mundo melhor, a responsabilidade é de todos, mas começa em cada um de nós. “Começa com Você”, reforçou o palestrante.

O Procurador de Justiça Dr. José Carlos de Oliveira Filho presenteou o servidor Fábio Uchoa com um kit de publicações do Ministério Público.

“Nós da administração queremos estar sempre perto dos servidores da nossa instituição e ouvir sugestões, para que possamos juntos construir, a cada dia, um MP mais moderno e qualificado”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça Dr. Orlando Rochadel Moreira ao falar sobre a importância desses encontros.

Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE


Fotos: Mirailton Oliveira



 

Texto Alternativo 
ff
Texto Alternativo 
ff
Texto Alternativo 
ff
Texto Alternativo 
ff
Texto Alternativo 
ff
Texto Alternativo 
ff

 

 

 


 

Dia 29/04/2013 

14:00 Ambientação musical; 

14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania; 

14:20 Momento de Reflexão com Hebert Ferreira; 

14:30 Palestra/tema: Sexualidade feminina: aspectos físicos e psicológicos; 

Palestrante:Dra. Scheila Kátia Caldas da Silva; 

Médica ginecologista e sexóloga. 

15:15 Encerramento 

Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas 

Projeto Evolução Humana discute aspectos físicos e psicológicos da sexualidade feminina - 
02/05/2013 

No mês de abril, o Projeto Evolução Humana abordou o tema “Sexualidade Feminina – Aspectos Físicos e Psicológicos”. A palestrante foi a médica Dra. Scheila Kátia Caldas da Silva Amado, especialista em ginecologia, sexualidade humana e capacitação em terapia sexual. Na ocasião, também houve a tradicional homenagem aos aniversariantes do mês.

“Desmistificar esse assunto é muito importante. É preciso encará-lo naturalmente”, disse Dra. Scheila. Ela acrescentou que a sexualidade é parte integrante da personalidade. Trata-se de algo que não se pode separar dos outros aspectos da vida. “A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações, interações e tanto a saúde física como a mental”, completou.

O momento de reflexão ficou por conta do servidor Hebert Ferreira. Tomando como referência o poema “O homem, As viagens”, de Carlos Drummond de Andrade, ele falou sobre a necessidade de refundar o modelo civilizatório com base em valores decorrentes de uma reforma íntima, que se processe tanto no plano individual como no coletivo. “Como destaca Drummond, não podemos continuar soletrando o mundo sabendo que o perdemos”, frisou.

Mais uma vez, o Coral Vozes da Cidadania fez a ambientação musical. Sob a regência do Maestro Daniel Freire, foram executadas as canções “A Banda” (Chico Buarque), “Vira Virou” (Kleiton e Kleidir) e “Meu Bem-querer” (Djavan). Ao final, o Procurador de Justiça Dr. José Carlos de Oliveira Filho (Ouvidor do MP) presenteou a palestrante com publicações sobre a história e atuação do Ministério Público de Sergipe.


Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa – MP/SE 

Fotos: Mirailton Oliveira 

 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 

 

 


 

Dia 25/03/2013 

14:00 Ambientação musical; 

14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania; 

14:20 Momento de Reflexão com Dra. Maria Rita Machado Figueiredo; 

14:30 Palestra/tema: Como lidar com as mudanças da vida?; 

Palestrante:Dra. Ana Cecília Gois Franco; 

Médica oftalmologista e iridóloga. 

15:15 Encerramento 

Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

Evolução Humana no MP – Sucesso, Socialização e Maior Interação entre Servidores e Membros - 
26/03/2013 

No último dia 25, o Projeto Evolução Humana reuniu servidores e membros do MP/SE no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas. O Projeto realizado pelo Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Coordenadoria de Evolução Humana, Ética, espiritualidade e Fraternidade, tem como principal objetivo, a implementação do processo de modernização institucional baseado na humanização das relações e dos procedimentos administrativos e no incentivo do desenvolvimento individual dos seus funcionários.

Embalados pelo Coral do MP “Vozes da Cidadania”, os presentes cantaram o “parabéns pra você” em homenagem aos aniversariantes do mês.

A Promotora de Justiça Dra. Maria Rita Machado Figueiredo fez o momento de reflexão e enfatizou a importância que devemos dar as coisas simples da vida. “Quantos aqui hoje já agradeceram pelo dom da vida? “, perguntou a Promotora.

Para ministrar a palestra do dia, o MP convidou a Dra. Ana Cecília Goés Franco, médica oftalmologista, iridóloga e naturopata, que falou sobre a importância das mudanças nas nossas vida. “É preciso mudar. É preciso ter coragem para experimentar, crescer, conhecer, descobrir... É essencial fazer parte desse processo da vida. Se recusar a aceitar as mudanças só tornará nosso caminho mais longo e as pessoas mais distantes e, quando a ficha cair, teremos que andar mais rápido para alcançar o trem da história. Não mudar é abrir mão da própria história e de participar do surgimento de uma humanidade nova e muito melhor, incluindo você e eu” explicou a palestrante.

Os encontros do Projeto Evolução Humana continuam a cada última segunda-feira do mês. Muito satisfeito com o sucesso do projeto, o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira disse: “Exercitando a solidariedade e harmonia, redescobrimos o sentido original da palavra “respeito”. Percebemos, ainda, a beleza da partilha, da ação em conjunto e, a percepção desta beleza em si, suscita valores essenciais, como o amor, a paz, a liberdade e a evolução humana”.

Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE



 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 

 

 


 

Dia 25/02/201313
 
14:00 Ambientação musical;
 
14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
14:20 Momento de Reflexão com Arnaldo Barrêtto Neto;
 
14:30 Palestra/tema: Como lidar com o sucesso e o fracasso numa sociedade de
 
vencedores;
 
Palestrante:Dr. Alexandre Albagli Oliveira;
 
Promotor de Justiça.
 
15:15 Encerramento
 
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

 

Projeto Evolução Humana promove momentos de alegria para a Família MP
26/02/2013 

O Projeto do Ministério Público de Sergipe – Evolução Humana – promete atividades diferenciadas e proveitosas para o ano de 2013. No último dia 25, o auditório do MP foi palco de mais uma reunião do referido projeto.

No Projeto, como acontece todas as últimas segundas-feiras do mês, membros e servidores do MP se reúnem para homenagear os aniversariantes da Casa e desfrutar de momentos de relax e entretenimento, embalados pela música do Coral “Vozes da Cidadania”. Desta feita foram homenageados os aniversariantes do mês de fevereiro.

O momento de reflexão capitaneado pelo servidor do MP Arnaldo Barretto Neto teve por tema “é impossível ser feliz sozinho”. O servidor falou sobre a importância da amizade e contou casos interessantes que fazem parte do seu dia a dia no Ministério Público. “A felicidade não é um lugar aonde chegaremos um dia. É uma forma de vida, uma maneira de caminhar”, explicou Arnaldo.

A palestra do dia ficou por conta do Promotor de Justiça Dr. Alexandre Albagli Oliveira que explicou para os presentes suas experiências em “Como lidar com o sucesso e o fracasso numa sociedade de vencedores”.

“Nós da administração queremos estar sempre perto dos servidores da nossa instituição e ouvir sugestões, para que possamos juntos construir, a cada dia, um MP mais moderno e qualificado”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça ao falar sobre a importância desses encontros.

Os momentos de alegria foram embalados pela música do Coral do MP “Vozes da Cidadania”, regido pelo Maestro Daniel Freire.


Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE


 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 

 

 

 


 

Dia 28/01/2013
08:00 Ambientação musical;
08:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
08:20 Momento de Reflexão com Dr. Rômulo Lins Alves;
Promotor de Justiça
08:30 Palestra/tema: O Dever de Preservar o Meio Ambiente;
Palestrante: Dr. Eduardo Lima de Matos;
Promotor de Justiça
09:15 Encerramento
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

 

“O Dever de Preservar o Meio Ambiente” – tema de palestra do Projeto Evolução Humana do MP -
28/01/2013 

O Projeto do Ministério Público de Sergipe – Evolução Humana – promete atividades diferenciadas e proveitosas para o ano de 2013. No último dia 28, o auditório da nova sede do MP foi palco da estreia anual do Projeto que, além de homenagear os aniversariantes dos meses de dezembro e janeiro, proporcionou aos membros e servidores da Casa um momento de ambientação musical, ao som do Coral “Vozes da Cidadania”.

O momento de reflexão foi capitaneado pelo Promotor de Justiça Dr. Rômulo Lins Alves que abordou o tema “Perseverança”. “Como o momento é de reflexão procurei abordar um tema afeto ao cotidiano de muitos servidores desta Casa”, disse o promotor. Dr. Rômulo falou sobre sua trajetória de “concurseiro”, ou seja, incentivou os colegas que atualmente estudam para fazer concurso. Ele lembrou que a palavra-chave é perseverança. “É importante estar em sintonia com Deus, pois é Nele que encontramos refúgio para perseverar, mesmo diante de um cenário adverso, em busca dos nossos sonhos”.

O Diretor da Escola Superior do MP Dr. Eduardo Lima de Matos explicou ao público presente a importância dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Atualizado com todos os problemas relacionados ao Rio São Francisco, Dr. Eduardo disse estar preocupado com uma futura falta de água em Sergipe. “Precisamos nos educar para mudar a vida do planeta. Devemos cobrar os nossos direitos mas, acima de tudo, devemos cumprir o dever de zelar e preservar o meio ambiente”.

Ao final do encontro, o Ouvidor do MP, o Procurador de Justiça Dr. José Carlos de Oliveira Filho, pediu que todos fizessem um minuto de silêncio pelos jovens vítimas da tragédia ocorrida na Cidade de Santa Maria/ RS, na madrugada do dia 27, no incêndio de uma boate, divulgado maciçamente na imprensa nacional. Foi um momento de emoção.

Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE


Fotos: Mirailton Oliveira

 

 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
mp/se
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 


 

Dia 26/11/2012
 
14:00 Ambientação musical;
 
14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
14:20 Momento de Reflexão com Érika Valéria Cabral Tavares Rezende;
 
14:30 Palestra/tema: Vida: Desafios e Soluções;
 
Palestrante:José Gomes de Almeida Junior;
 
Professor.
 
15:15 Encerramento
 
Local: Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas

 

Projeto Evolução Humana discute desafios e soluções para o cotidiano -
27/11/2012 

Neste mês, o Projeto Evolução Humana abordou o tema “Vida: Desafios e Soluções”. Foram homenageados os aniversariantes de setembro, outubro e novembro. 

A ambientação musical ficou por conta do Coral Vozes da Cidadania, que executou as canções Aleluia, Cristo Vive (Gordon Young), Boi Bumbá (Valdemar Henrique), Berimbau (Vinícius de Moraes) e Rei dos Reis (John W. Peterson).

No momento de reflexão, a servidora Érika Tavares falou sobre a importância do amor autêntico como elemento de união entre os seres humanos. O expositor convidado foi o professor José Gomes de Almeida Júnior. Especialista em Língua Portuguesa e Pedagogia, ele desenvolve um sério trabalho social em comunidades carentes de Aracaju e tem larga experiência como palestrante na área motivacional. O professor foi enfático ao demonstrar como as dificuldades constituem instrumentos de evolução e superação. “Qualidade de vida requer inteligência emocional”, destacou. 


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE

 

Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 

 


PROJETO EVOLUÇÃO HUMANA

Dia 27/08/2012

14:00 Ambientação musical;
14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
14:20 Momento de Reflexão com Grupo Teatral Ministério Ágape;
14:30 Palestra/tema: Marketing Pessoal;
Palestrante: Dra. Margarida Maria Vieira Machado;
Assistente Social
15:15 Encerramento
Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE

Palestra/tema: Marketing Pessoal

Neste mês, a palestrante do Projeto Evolução Humana foi a assistente social Margarida Maria Vieira Machado. Professora em cursos de Pós-Graduação e com vasta experiência na área de Recursos Humanos, ela falou sobre marketing pessoal.

O momento de reflexão ficou por conta do grupo teatral “Ministério Ágape”, que apresentou uma bela performance acerca das escolhas humanas e suas consequências. Já o Coral Vozes da Cidadania, sob a regência do maestro Daniel Freire, entoou as canções Atalaia, Gloria Inexcelsis Deo e Sonho Impossível. Além disso, houve a tradicional homenagem aos aniversariantes do mês. 


Hebert Ferreira
Coordenadoria de Comunicação – MP/SE

Fotos: Mirailton Oliveira
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE

 


PROJETO EVOLUÇÃO HUMANA

Dia 30/07/2012
 
09:00 Ambientação musical;
 
09:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
09:20 Momento de Reflexão com Dr. José Carlos de Oliveira Filho;
 
Procurador de Justiça
 
09:30 Palestra/tema:Saúde Mental e Trabalho;
 
Palestrante: Dr. Luiz de Oliveira Santos Neto;
 
Psiquiatra
 
10:15 Encerramento
 
Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE
 
 
 
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
Texto Alternativo 
MP/SE
  


Projeto Evolução humana aborda o tema “Saúde Mental e Trabalho” -
31/07/2012
 
No mês julho, o encontro do Projeto Evolução Humana tratou sobre “Saúde Mental e Trabalho”. O palestrante foi o médico psiquiatra Dr. Luiz de Oliveira Santos Neto. 

“Uma instituição que consegue reunir mais de 80 servidores para formar um coral maravilhoso, como este que acabou de se apresentar, e que tem um programa bem planejado de promoção de saúde para os seus colaboradores quase não precisa aprender sobre a relação entre saúde mental e trabalho, porque já faz muito bem a lição de casa”, afirmou o médico. Ele se referiu ao Coral Vozes da Cidadania e ao Projeto Movimento Prática Esportiva (MPE), que promove encontros semanais para a prática de atividades físicas monitoradas. Na ocasião, o Coro Ministerial, sob a regência do Maestro Daniel Freire, entoou canções eruditas, clássicos da MPB e os parabéns, em homenagem aos aniversariantes do mês. Instrutores do MPE também fizeram uma explanação, a fim de que fossem elucidadas dúvidas a respeito das planilhas e programas de exercícios.

No momento de reflexão, o Ouvidor do MP, Procurador de Justiça Dr. José Carlos de Oliveira Filho, abordou o tema “Felicidade”. Sua Excelência frisou a importância de compartilhar o sorriso, de promover o afeto e de fazer do ambiente de trabalho um lugar feliz. Ele concluiu citando versos da música “A Felicidade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes: “a felicidade é como a pluma (…) precisa que haja vento sem parar”.

 


 

PROJETO EVOLUÇÃO HUMANA - Informações e Galeria de Fotos

Dia 25/06/2012

14:00 Ambientação musical;

14:10 Apresentação do violonista José Rabelo Monteiro;

14:20 Momento de Reflexão com o Pastor Luiz Antônio;

14:30 Palestra/tema: Pontos a Ponderar

Palestrante: Dr. Milton Rabêlo Barreto;

Médico do Trabalho

15:15 Encerramento

Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE

 


 

Palestra sobre o tema:"Intolerância é..." na abertura do Curso de Capacitação em Persecução Penal no Crime de Homicídio, dia 11 de junho de 2012.

Informações e Galeria de Fotos

Clique aqui e faça o download da palestra

 


 

PROJETO EVOLUÇÃO HUMANA - Informações e Galeria de Fotos

Dia 28/05/2012

14:00 Ambientação musical;

14:10 Apresentação da cantora Pryscilla Just;

14:20 Momento de Reflexão com Dr. Delman Moitinho Barboza;

14:30 Palestra/tema: Solidariedade como Escolha Ética;

Palestrante: Dra. Telma Maria Santos Machado.

Juíza Federal

15:15 Encerramento

Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE


 

SEMANA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE - Informações e Galeria de Fotos

PROGRAMAÇÃO

09/05/2012 – 19:30 hs  Teatro Atheneu – Peça teatral Mala sem Alma do Grupo Coletivo Teatro de Mala.

14/05/2012 – 09:30 hs  Audiência, na Sede do MP/SE, sala 1, 3° andar, com Presidentes das Associações ligadas ao Turismo, Secretário Estadual de Turismo, CEDCA, CMDCA, DAGV, Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual, objetivando o restabelecimento do Comitê Gestor de Monitoramento do Código de Conduta Ética do Turismo.

16/05/2012 – 09:30 – Audiencia, na Sede do MP/SE, sala 1, 3° andar, com a Associação de Taxistas para adesão ao Projeto, objetivando o esclarecimento deste e a entrega de materiais de divulgação.

18/05/2012:

08:30 hs – Abertura do evento – Momento de reflexão com o tema “ Espiritualidade em Tempos de Violência” com Dr. Delman Moitinho Barboza, Coordenador de Evolução Humana, Ética e Espiritualidade do MP/SE, no auditório do 3° andar, na Sede do MP/SE.

09:00 hs – Apresentação de peça teatral Papai do céu pelo Grupo Pare, auditório do 3° andar, na Sede do MP/SE.

10:00 – Palestra “ O enfrentamento da Violência, do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e adolescentes” com Dra. Dalka Chaves de Almeida Ferrari, Psicóloga, psicodramatista, Coordenadora do Serviço de Proteção Social as Crianças e aos adolescentes vítimas de violência, da região oeste do Município de são Paulo, Organizadora e Co-autora do livro “ O fim do Silencio na Violência Familiar”, auditório do 3° andar, na Sede do MP/SE.

11:00 - Apresentação da peça teatral pelo Grupo do Projeto Viravida.

Baixe a palestra clicando aqui.



 

Palestra no Planejamento Estratégico – Eixo Acessibilidade (Informações e Galeria de Fotos)

Dia 14/05/12

08:30 Momento de reflexão com o tema " Espiritualidade e Empatia na Relação com o Diferente"

Dr. Delman Moitinho Barboza (Psicólogo e Coordenador de Evolução Humana, Ética e Espiritualidade)

08:50 Abertura

Dra. Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg (Procuradora de Justiça)

Dra. Berenice Andrade de Melo (Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional dos

Direitos Humanos)

09:05 Depoimento - Vivência com ausência de acessibilidade

Fausto Joaquim Moreira Silva

09:25 Acessibilidade

Dra. Rebecca Monte Nunes Bezerra (promotora de Justiça do Ministério Público/RN)

10:30 Coffe-break

10:45 Acessibilidade - Aspectos Técnicos

Dra. Bernadete Lula (Arquiteta e Urbanista do Ministério Público/RN)

11:30 Painel



 

Homem de ferro no Fórum GEPPIP: Políticas Públicas, territorialidade e conflitos sócioambientais em unidades de conservação.

 

Baixe a palestra Homem de ferro, clicando aqui.


 

Evolução Humana- 30/04/2012 - Galeria de Fotos

14:00 Ambientação musical;
 
14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
14:20 Momento de Reflexão com Dr. Delman Moitinho Barboza
 
Tema:” O peso das coisas”
 
14:30 Palestra/tema: “Tolerância e diferença para uma ética mundial”
 
Palestrante: Dr. Rogério Proença Leite
 
15:15 Encerramento
 
Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE

 

Evolução Humana - 27/02/2012

14:00 Ambientação musical;
 
14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
14:20 Momento de Reflexão com Dr. Delman Moitinho Barboza
 
14:30 Palestra/tema: Amizade
 
Palestrante: Dr. Edmundo de Oliveira Gaudencio
 
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004);
 
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987);
 
Psiquiatra
 
15:15 Encerramento
 
Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE

 

Evolução Humana - 31/01/2012

PROJETO EVOLUÇÃO HUMANA
 
Dia: 30/01/2012
 
08:00 Ambientação musical;
 
08:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
08:20 Momento de Reflexão com Dr. José Carlos de Oliveira Filho
 
08:30 Palestra/tema: É preciso saber viver
 
Palestrante: Dr. Robson Santos Pereira
 
09:15 Encerramento
 
Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE

 

Evolução Humana - 28/11/2011

14:00 Ambientação musical;
 
14:10 Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
14:20 Momento de Reflexão com Dr. Delman Moitinho Barboza;
 
14:30 Palestra/tema: Stress no Trabalho
 
Palestrante:Dr.Gledson Lima Alves
 
Terapeuta Cognitivo – Comportamental
 
15:15 Encerramento
 
Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE

 

Evolução Humana - 31/10/2011

8:15 – Ambientação musical com o Maestro Daniel Freire;
 
8:30 – Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;
 
8:40 – Momento de Reflexão com Dr. Delman Moitinho Barboza;
 
8:50 – Palestra/tema: Saúde Física
 
Palestrante: Dra. Luciana Vasconcelos Araújo
 
Especialista em Gerontologia Social e Pós-Graduada em Biomecânica/Ergonomia
 
9:30 - Encerramento
 
Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE.


Evolução Humana

Data: 26/09/11

8:15 – Ambientação musical com o Maestro Daniel Freire;

8:30 – Apresentação do Coral Vozes da Cidadania;

8:40 – Momento de Reflexão com Dr. Delman Moitinho Barboza;

8:50 – Palestra/tema: Educação Sentimental e Saúde

Palestrante: Dr. Washington José Veras Pacheco de Menezes

9:30 - Apresentação do Coral em homenagem aos aniversariantes do mês;

Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE.


 

Projeto Bom Samaritano

Dia: 09/09/11

Horário: 15 horas

Abertura: Apresentação do Coral Vozes da Cidadania do MP/SE

Palestra/Tema: Solidariedade

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Local: SAME


 

Data: 26/08/2011 - Informações e Galeria de Fotos

Horário: 10 horas

Palestra/Tema: Psicologia e Comunicação

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Público Alvo: Novos Servidores do TJ/SE

Local: Escola de Administração Judiciária - ESAJ/TJ/SE


 

Data: 29/08/2011

8:15 – Ambientação musical com o Maestro Daniel Freire

8:30 – Apresentação do Coral Vozes da Cidadania

8:40 - Palesta/tema: Família: Um Projeto de Deus

Palestrante: Dr. Jacome Góis

9:20 – Apresentação do Coral em homenagem aos aniversariantes do mês

Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE.



Dia: 18/08/2011

Horário: 19 horas

Palestra/Tema: Espiritualidade nas Relações Afetivas

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Evento da ESMP/SE: Seminário Internacional Opará I

Local: Auditório do Ministério Público/SE - 3º andar



Dia: 16/08/2011

Horário: 9 horas

Palestra/Tema: Inteligência Emocional

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Projeto Florescer

Local: Presidio Feminino - PREFEM


 

Dia: 10/08/2011 - Informações e Galeria de Fotos

Horário: 10 horas

Palestra/Tema: Aspectos Psíquicos na Comunicação

Palestrante: Dr.Delman Moitinho Barboza

Público Alvo: 60 novos Servidores do TJ/SE

Local: Escola de Administração Judiciária - ESAJ/TJ/SE


 

Dia: 08/08/2011

Horário: 9 horas

Palestra/tema: Amar é Viver

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Abertura do Evento do NAIA

Público Alvo: Promotores de Justiça

Local: Auditório do MP/SE - 3º andar


 

Dia: 25/07/2011

Horário: 8 horas

Reflexão/Tema: A Vontade de Deus

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Palestra/Tema: Qualidade de Vida: Como está a sua?

Palestrante: Dra. Rosemary Costa Carvalho

Coordenadora do Serviço de Medicina Preventiva da UNIMED/SE

Público Alvo: Membros e Servidores do MP/SE

Local: Auditório do MP/SE - 3º andar


 

Data: 03/06/2011 - Informações e Galeria de Fotos

Horário: 10 horas

Palestra/tema: Psicologia e Comunicação

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Público Alvo: Servidores do TJ/SE

Local: Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJ


 

Data: 18/05/11 – Tema: Tolerância e Respeito pelo Outro

Horário: 8:00 horas

Palestra/tema: Tolerância e Respeito pelo Outro

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Evento do NAIA: Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Público alvo: Conselhos Tutelares; Unidades de Saúde; CREAS; CRAS

Local: Auditório do 3º andar do MP/SE


 

Data: 13/05/11 - Tema: Superação - II Módulo do curso de estagiários - Informações e Galeria de Fotos

Horário: 8:30 horas

Palestra/tema: Superação

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Local: Sala 1 da Escola Superior do MP/SE


 

Data: 06/05/11 - Informações e Galeria de Fotos

Horário: 08 horas

Local: Escola de Administração Judiciária -ESAJ/TJ

Palestra/Tema: Primeiros Socorros

a) Desintoxicação;

b) Reabilitação Psico Emocional;

c) Reabilitação de Valores;

d) Ressocialização e Manutenção;

e) Atitude dos Pais.

Palestrante: Dr. Delman Barboza Moitinho


 

Data: 27/04/11

Palestra/Tema: “A Importância da Organização Familiar para o 

Desenvolvimento Emocional de Crianças e Adolescentes”

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza


 

Data: 25/04/2011

Tema: Páscoa

Pregação do Pastor Luis Antonio da Silva

Missa com o Padre Josué

Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE


 

Data: 08/04/2011

Palestra/tema: Gratidão - Informações e Galeria de Fotos

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Local: auditório do 3º andar da ESMP/SE


 

Data: 28/03/2011

Palestra/tema: Espiritualidade

Palestrante: Pastor Luis Antonio da Silva        

Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE


 

Data: 28/02/2011

Palestra/tema: A Importância do Bom humor na Instituição

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Local: Auditório do 3º andar da ESMP/SE


 

Data: 21/02/2011

Palestra/Tema: Transformando pela Fé

Projeto do NAIA (Núcleo de Apoio a Infância e Adolescência)

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Local: Colégio JK



Data: 31/01/2011

Palestra/Tema: Burnout e a Atividade de Promotor de Justiça

a) Trabalho e Efetividade

b) O Conflito entre Trabalho e Família

c) Suporte Afetivo e Sofrimento Psíquico em Burnout

Palestrante: Dr. Delman Moitinho Barboza

Local: Sala 1 da Escola Superior do MP/SE

tr>
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3216-2400
Texto Alternativo Desenvolvido pela Coordenação de Informática do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
© 2000 - 2014 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
 Texto Alternativo