Texto Alternativo
Texto Alternativo
Todasasnoticias   InstitucionaTopol

Servidores do MP recebem treinamento do “Projeto Salve – Corrente de Assistência à Vida”

Cerca de 24 servidores do Ministério Público de Sergipe receberam na semana passada o treinamento do “Projeto Salve – Corrente de Assistência à Vida”. O Projeto é uma iniciativa da Sociedade Médica de Sergipe – SOMESE, da Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe, do Corpo de Bombeiros de Sergipe e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

O objetivo do “Salve” é dar a população, em geral, a visão necessária para o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória e orientá-la para que saiba fazer os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, enquanto espera o atendimento dos socorristas profissionais.

Segundo a equipe do Projeto, a parada cardiorrespiratória é uma das principais causas de mortes anualmente em todo o mundo e os primeiros socorros, num caso como esse, podem aumentar as chances de sobrevivência em 75%.

Os profissionais que compõem o “Salve” fizeram primeiro uma exposição teórica e discursiva sobre o reconhecimento precoce da parada cardiorrespiratória (PCR) e as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com linguagem mais simples voltada para o público-alvo. Depois, os socorristas foram subdivididos em pequenos grupos para a realização de atividades práticas que foram distribuídas em estações. Em cada estação foram desenvolvidas ações educativas pautadas em: reconhecimento prático da PCR; acionamento da “Corrente de Assistência à Vida”; compressões torácicas efetivas; e reconhecimento do desfibrilador automático externo (DEA), um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente arritmias cardíacas e produz uma corrente elétrica, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.

O treinamento foi feito de forma gratuita e teve a duração de quatro horas. Além disso, os socorristas voluntários serão acompanhados durante um ano pela equipe do Projeto e receberão atualizações sobre o pré-atendimento.


Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial

Fotos: Celene Moraes

 

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505
- CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO
Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Coordenação de Informática do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
© 2000 - 2014 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
 Texto Alternativo