Ônibus da Cidadania – Reunião com Centros de Apoio planeja ações do MP Itinerante em 2018
21/02/2018 12:25

A Procuradoria-Geral de Justiça, através da Coordenadoria Geral, realizou uma reunião com os Centros de Apoio Operacional (CAOp) para planejar as ações do Projeto MP Itinerante – Ônibus da Cidadania – para este ano.

O MP Itinerante promove a cidadania e divulga a Instituição, funções e formas de acesso, através do “Ônibus da Cidadania”. O Projeto leva à população em todo o Estado o atendimento dos promotores de Justiça e dos servidores do Ministério Público. Através da unidade móvel, a população pode fazer reclamações nas áreas de: Educação, Saúde, Direitos Humanos em geral, Pessoas com deficiência e Idosos, Infância e Adolescência, Paternidade Responsável, Direito da Mulher, Consumidor, Meio Ambiente e Urbanismo, Entidades de Interesse Social, Patrimônio Público, Atividades Cíveis e Criminais e Segurança Pública.

Entre as sugestões expostas na reunião: a promotora de Justiça e diretora do CAOp Infância, Miriam Teresa Cardoso Machado, sugeriu que nas ações promovidas através do “Ônibus da Cidadania” sejam realizados testes de DNA, tendo em vista a grande demanda de cidadãos que necessitam de tais procedimentos; o promotor de Justiça e diretor do CAOp Atividades Cíveis/Criminais, Adson Alberto Cardoso de Carvalho, recomendou que a utilização da unidade móvel seja iniciada em bairros da Capital e, posteriormente, nas cidades do interior do Estado; e a promotora de Justiça e diretora do CAOp São Francisco, Allana Rachel Monteiro Batista Soares Costa, frisou que a nova estratégia seja comunicada a todos os promotores de Justiça, para que os interessados informem previamente a data pretendida para a utilização do ônibus, para a confecção de um calendário do Projeto.

Também ficou estabelecida uma programação para a utilização da unidade móvel: CAOp Atividades Cíveis e Criminais e CAOp Infância – abril; CAOp São Francisco – maio; CAOp Saúde – junho; e CAOp Direitos Humanos – agosto.

Além dos já citados, participaram da reunião: o promotor de Justiça e assessor da Coordenadoria Geral, Etélio de Carvalho Prado Júnior; a promotora de Justiça e diretora do CAOp Direitos Humanos, Berenice Andrade de Melo; o promotor de Justiça e diretor do CAOp Saúde, Fábio Viegas Mendonça de Araújo; e os servidores José Lucas Santos Carvalho (CAOp Patrimônio Público), Sheila Andrade Araújo Matos (CAOp Mulher) e Alexandre Franco Barreto (CAOp Meio Ambiente).


ATOS NORMATIVOS
PARCEIROS DO INTERIOS
MINISTÉRIO PÚBLICO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO - ARACAJU SERGIPE - CEP: 49081-000
caop@mpse.mp.br - Tel:79-3209-2400